Localizado no Pantanal de Corumbá, na região do Paiaguás, o Instituto Rural Escola das Águas foi atingido na tarde dessa terça-feira, 31 de outubro, por uma forte tempestade que destelhou parte da escola.
A unidade de ensino fica a aproximadamente 200 quilômetros – em linha reta – de distância da área urbana de Corumbá. A jornada para chegar à localidade é de 2 dias de barco e mais 8 horas de trator; ou 1 h de voo desde o aeroporto de Corumbá; ou ainda saindo de Coxim e percorrendo 340 quilômetros por estradas de chão.
A Escola é uma parceria com o Instituto Escola das Águas e atualmente conta com 52 alunos e 5 professores. Conforme estabelecido pela parceria, a Prefeitura de Corumbá arca com o salário dos professores e a alimentação dos alunos.
Já o Instituto Escola das Águas é responsável pela equipe de apoio (monitores, cozinheira e limpeza). A Secretaria Municipal de Educação está em contato com a equipe local para avaliar os danos e programar os reparos necessários na unidade de ensino.
Conforme calendário pré-definido para a Região das Águas, esta quarta-feira, 1º de novembro, seria o último dia letivo antes do feriado de Finados. Os alunos retornariam às aulas na próxima segunda-feira, dia 6. A Secretaria Municipal de Educação está avaliando a situação para definir sobre a continuidade do ano letivo na localidade.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)