A Prefeitura de Dourados busca ampliar as atividades desenvolvidas em praças e parques do município. Exercícios físicos começaram a ser oferecidos na última semana de agosto na praça do Parque do Lago e da Juventude. Além disso, com a proximidade com os postos, eles recebem os serviços de uma equipe multidisciplinar para auxiliar nos atividades.
A atuação nas praças foi organizada pela Funed (Fundação de Esportes de Dourados) e pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde). Cada equipe é composta por fisioterapeutas, nutricionistas, professores de educação física, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais para integrar o cuidado da população douradense.
De acordo com o diretor-presidente, Luis Arthur Spinola, esse trabalho busca aumentar os serviços oferecidos pela Fundação. “Nós já desenvolvemos algumas atividades voltadas para a prática de esportes, porém, temos tentado melhorar esse trabalho oferecendo apoio de toda a equipe multifuncional, com a intenção de reduzir algumas doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade”, ressaltou.
O Nasf (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) é o setor responsável pelo desenvolvimento dessas atividades e dá continuidade nos postos de saúde. A gerente do Núcleo de Nutrição e Promoção à Saúde, Lorraine Aparecida Pinto, explica que a proximidade com as praças foi um dos pontos para dar início às ações.
“Existem grupos que atuam na mesma região em que a Funed realiza esse serviço nas praças, com isso, conversamos e fechamos uma parceria para ampliar esses serviços com o auxílio do Nasf em um trabalho intersetorial”, pontuou.
O principal benefício é nos tratamentos de pessoas que possuem doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e diabetes, que precisam realizar atividades físicas e manter um controle alimentar. As outras especialidades são complementares, que podem melhorar o atendimento.
Serviço: Para realizar esse acompanhamento, os interessados podem procurar a administração das praças Parque do Lago ou Juventude. Já nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Vila Hilda, Vila Rosa ou no CSU, com as equipes do Nasf.