O empresariado do setor industrial de Mato Grosso do Sul está otimista com o cenário da economia para os próximos seis meses. Esse é o resultado da Sondagem Industrial, elaborada pela Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) e que considerou o mês de junho de 2021.
“A atividade industrial segue em patamar considerado satisfatório e com perspectiva de melhora para os próximos meses, segundo avaliação feita pelos respondentes da Sondagem Industrial”, aponta o economista Ezequiel Resende, coordenador da unidade.
Os dados, revela o economista, indicam que no mês de junho, 75% das empresas de Mato Grosso do Sul apresentaram estabilidade na produção. “Comparando com o mesmo mês do ano passado, esse resultado foi superior em 4 pontos percentuais”. Já a capacidade instalada permanece igual ou acima do usual na avaliação de 66% dos empresários ouvidos. “Enquanto isso, a utilização média da capacidade total de produção encerrou o mês em 70%”.
Os empresários, contudo, relatam o elevado custo da matéria prima como trava para a indústria, perfazendo o principal problema enfrentado no segundo trimestre deste ano. Mesmo com esse problema, todos os indicadores apresentaram melhora e há expectativa por parte dos empresários de contratações e exportações. “Com essa combinação, os índices de confiança e intenção de investimento alcançaram os maiores patamares registrados nos últimos 7 e 5 meses, respectivamente”, explicou Ezequiel Resende.
Perfil da amostra para a Sondagem Industrial corresponde a 3% da nacional
A amostra é composta por 56 empresas ou 3,0% da amostra nacional, sendo 25 pequenas, 26 médias e 5 grandes – Pequena: 10 a 49 empregados; Média: 50 a 249 empregados e Grande: com 250 empregados ou mais.
Segmentos com empresas cujos responsáveis responderam à Sondagem Industrial
Produtos alimentícios, Produtos de metal, Produtos têxteis, Produtos de material plástico, Produtos minerais não metálicos, Confecção de artigos do vestuário e acessórios, Químicos, Máquinas e equipamentos, Bebidas, Produtos de madeira, Biocombustíveis, Produtos de borracha, Metalurgia, Máquinas, aparelhos e materiais elétricos, Extração de minerais não metálicos, Móveis e Produtos diversos.
O período de coleta da Sondagem Industrial da FIEMS ocorreu entre 1.º e 13 de julho de 2021. (Com assessoria. Foto: Divulgação)