A Escola Estadual Professor José Pereira Lins, localizada em Dourados, realizou o projeto fotográfico “Da Cor da Resistência”, em virtude do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.
O gênero textual: Capa de Revista, possibilita aos alunos a ter o olhar de resistência e empatia ao perceberem que em muitas capas de revistas famosas, o negro não aparece.
Pensando nisso, as professoras Helena Calado, Edilene Alves, Lucilene dos Santos Rosa e o fotografo Diego Gaia da E.E. Professor José Pereira Lins, apoiados pela direção e coordenação escolar, fizeram um ensaio fotográfico para mostrar a beleza e resistência negra dos alunos da escola.
A cor, o cabelo, o olhar, expressão corporal e facial, tudo, captado pela lente da câmera fotográfica, resultou em uma mostra maravilhosa do negro que resiste as temperanças do racismo. E como diz Georges Najjar Jr: “Tire o seu racismo do caminho, que eu quero passar com a minha cor” .
Os estudantes fotografados demonstraram que vieram para lutar e vencer, pois trazem em sua bagagem a aprendizagem sobre o racismo no Mundo e no Brasil, possibilitando uma formação critica e humanitária de resistência com o seu grito de guerra: “Eu sou da cor da resistência!”
O link com as fotografias :
https://drive.google.com/drive/folders/1czCb3yZuYftl30Jwhw36gduKxYIqf9xU
Adersino Junior, SED