Educação

Educação Profissional e Tecnológica é destaque no período de pré-matrículas da REE

Estado trabalha para universalizar a oferta do Ensino Técnico, chegando a todos os 79 municípios de MS neste início de 2023.

Publicado

on

Estão abertas, desde o dia 28 de novembro, as pré-matrículas da Rede Estadual de Ensino (REE), com ofertas de vagas em diversas etapas. Com 348 unidades escolares, localizadas nos 79 municípios de MS, a REE trabalha com 240 mil vagas disponíveis para Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, entre outros.

Entre essas ofertas estão os cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando as três formas disponíveis: integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio. As pré-matrículas para o Ensino Médio podem ser realizadas pessoalmente na Central de Matrículas, em Campo Grande, ou no Portal da Matrícula Digital.

O Estado também oferece vagas para a formação técnica articulada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A principal novidade para 2023 é o projeto piloto EJA Qualifica, que insere na grade curricular do Ensino Médio para jovens e adultos também a educação profissional, voltada para cursos na área de gestão de negócios. O projeto foi aprovado em 2022 e será implementado em 11 municípios urbanos e cinco escolas indígenas.

Inovação – Mato Grosso do Sul tem largado na frente quando se trata de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no País. Em 2023, o Estado terá batido a meta prevista para 2024 de oferta de ensino profissional aos seus estudantes. Todos os 79 municípios irão disponibilizar a EPT, o que significa a universalização do ensino técnico no estado.

Isso foi possível graças ao programa de expansão da EPT em Mato Grosso do Sul, chamado “Primeiro Passo”, que articulou conversas, escutas e apresentações sobre o tema para estudantes, setor produtivo e suas associações representativas, autoridades municipais, entre outros. Em encontros presenciais e virtuais, o programa – que contou com apoio técnico do Itaú Educação e Trabalho — buscou e sistematizou insumos e dados para ofertar uma educação profissional de qualidade alinhada às necessidades e anseios dos estudantes, dos municípios e do setor produtivo. Em 2023, Mato Grosso do Sul irá oferecer 17 itinerários formativos diferentes aos jovens — atualmente, são ofertados 13.

Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – A oferta da Educação Profissional e Tecnológica se tornou uma opção no Ensino Médio a partir de 2022, por meio do quinto itinerário formativo. O acesso à EPT tem sido um desejo de muitos estudantes que querem se preparar para o mundo do trabalho já no período escolar.

Uma pesquisa do Itaú Educação e Trabalho, parceiro da Secretaria de Estado de Educação, realizada com jovens estudantes mostrou que 93% dos respondentes concordam que o ensino profissionalizante deve ser oferecido nas escolas de Ensino Médio.

Este acesso à EPT ainda no Ensino Médio oferece mais oportunidades para os jovens, como mostrou outro estudo realizado pelo Itaú Educação e Trabalho com jovens egressos do ensino técnico. Eles têm mais chances de estarem ocupados com contratos formais e possuem mais oportunidades de evolução de carreira, em relação aos que apenas concluem o Ensino Médio, segundo o estudo.

Em Mato Grosso do Sul, a rede pública estadual representava, em 2021, 32% da oferta de matrículas de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) no estado, segundo dados do Censo Escolar 2021, INEP 2022, totalizando 6.749 matrículas.

Ofertas – Para consultar as ofertas disponíveis em cada escola da Rede Estadual de Ensino, como Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino em Tempo Integral, Educação Profissional, entre outras, os interessados devem acessar o portal da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br) e clicar na aba “Consulta cursos/unidade escolar”, localizada na parte superior da página.

Neste campo, será necessário selecionar a oferta desejada e o município, para saber quais são as unidades escolares que trabalham com cada curso, programa ou etapa da educação básica escolhida.

Serviço – Os interessados nas ofertas da Rede Estadual de Ensino podem acessar o portal da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br). O período de pré-matrícula da REE segue aberto até o dia 04 de janeiro de 2023.

Para quem optar pelo atendimento presencial, é necessário seguir até a sede da Central de Matrículas, na Rua Joaquim Murtinho, nº 2.612, Bairro Itanhangá Park – Campo Grande. O atendimento presencial também pode ser realizado nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a equipe da Central pelo telefone 0800-647-0028 (fixo) ou pelo número (67) 3314-1212 (celular).

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)
.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile