Se você ou sua empresa tem uma solução inovadora para saúde e segurança no trabalho, chegou a hora de tirar as ideias do papel e colocá-las em prática. O Centro de Inovação Sesi ajuda empresas a investir no desenvolvimento de novas soluções e tecnologias de sistemas de gestão em saúde e segurança na indústria.
Por meio da Plataforma Inovação para a Indústria, serão oferecidos R$ 5 milhões de aporte em recursos não reembolsáveis, conforme regras de cada categoria. De acordo com regulamento da plataforma, cada projeto poderá pleitear até R$ 500 mil na categoria “Inovação setorial em saúde e segurança do trabalho e promoção da saúde”.
A proposta deverá atender ações em um dos seguintes segmentos industriais: água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação; eletricidade e gás; indústrias da transformação; indústrias extrativas; e construção. O resultado esperado precisa contemplar soluções de impacto orientadas a redução do afastamento de trabalhadores do setor.
O prazo de desenvolvimento do projeto será de até 12 meses, prorrogáveis por mais seis meses. As contrapartidas devem ser de: 5% (econômica) para empresas proponentes; 5% (econômica) para empresas parceiras; e 10% (financeira ou econômica) para o Centro de Inovação do Sesi ou Departamento Regional do Sesi.
Entre os objetivos da iniciativa, estão financiar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, e promover a otimização da saúde e da segurança no trabalho nas indústrias.
Como participar
A Plataforma Inovação para a Indústria está aberta à participação de empresas do setor industrial de todos os tamanhos.
O Centro de Inovação Sesi está à disposição das empresas para auxílio na hora de redigir o Plano de Projeto e o Business Canvas, necessários à realização da inscrição na Plataforma da Indústria.
Interessados devem entrar em contato pelo e-mail centrodeinovacao@sesims.com.br ou pelo telefone/Whatsapp (67) 3320-3428.
A ação está em sintonia com os itens 3 (saúde e bem-estar), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 9 (indústria, inovação e infraestrutura), dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)