Saúde

Dourados zera casos ativos de ‘varíola dos macacos’ após oito confirmações

Em Mato Grosso do Sul foram confirmados 87 casos de Monkeypox e atualmente há 18 casos ativos.

Publicado

on

De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta sexta-feira (23), os oito pacientes diagnosticados com Monkeypox (conhecida como Varíola dos Macacos), em Dourados, estão curados da doença.

Ainda de acordo com o documento, até a quinta-feira, ainda havia um caso ativo da doença na maior e mais populosa cidade do interior do Estado.

Em Mato Grosso do Sul foram confirmados 87 casos de Monkeypox e atualmente há 18 casos ativos.

O maior número de casos está na faixa etária dos 20 a 29 anos, com 34,1%, seguido por pacientes entre 30 e 39 anos, 28,6% e 40 a 49 anos, 19,8%.

Dos sinais e sintomas apresentados pelos indivíduos confirmados estão erupção cutânea (86,8%); febre súbita (58,2%); adenomegalia (52,7%); lesão genital (48,4%); dor muscular (46,2%); e cefaleia (44,0%).

Monkeypox

A Monkeypox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox virus do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae.

O Monkeypox virus, embora seja conhecido por causar a “varíola de macacos”, é um vírus que infecta roedores na África, e os primatas são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o ser humano.

Até maio de 2022, todos os surtos da Monkeypox estavam restritos ao continente Africano, porém a doença se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária inter humana em vários países, inclusive no Brasil.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Reprodução)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile