Entre os dias 12 a 14 de julho, acontecerá a 13ª edição das Paraesc (Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul), na capital e, Dourados participará com uma delegação de 42 pessoas.
A delegação conta com participantes, alunos da rede estadual, rede municipal e escolas especializadas. Conforme detalha Leandro Ferreira, técnico do atletismo e chefe de delegação, o grupo está bastante focado e a expectativa para o evento é muito grande.
“Todo o treinamento é oferecido pelos professores do Prodesc (Desporto Escolar) que é um programa de treinamento oferecido pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), executado no estádio Frédis Saldivar – Douradão – que é uma parceria entre da Prefeitura Municipal através da Funed e a Associação Esportiva Dourados Paralímpico com um termo de autorização de uso de uma parte do Estádio para treinamento. Estamos levando a delegação de Dourados que sempre tem alcançado bons resultados para o nosso município, nesta que é a competição do esporte paralímpico mais importante a nível escolar do estado, já que é seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares”, diz.
O evento, organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e que reúne representantes de vários estados do país, objetiva fomentar e incentivar a prática do esporte paralímpico e ser ‘vitrine’ para a descoberta de novos talentos.
Os equipamentos utilizados nas competições são da Associação Esportiva Dourados Paralímpico, entidade sem fins lucrativos.
O técnico do atletismo e chefe de delegação, Leandro Ferreira, destaca alguns atletas que vão como grandes ‘nomes’ para o evento, como Rodrigo da Silva Bácaro e Emanuelle Maressa Soares Pereira, da bocha adaptada que no ano anterior, foram campeões neste evento e passaram para fase regional em Brasília, onde novamente se consagraram campeões, conseguindo vaga para a fase Nacional onde ganharam novamente e são os atuais Campeões Brasileiros Escolares da Modalidade.
Também em destaque está Wellington Kauã Silva Oliveira, que tem se destacado na modalidade Atletismo, nas provas da corrida em cadeira de rodas, chamando atenção do Comitê Paralímpico Brasileiro, sendo convocado para Camping Paralímpico na cidade de São Paulo e, no momento está na cidade de São Paulo em uma semana de treinamento.
A cerimônia de abertura ocorrerá na sexta-feira (12), às 18h30, no clube de campo da AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira).