Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), reforça a importância do uso de máscaras nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Esta demanda surge devido a realização de testes de covid nas unidades, o que pode facilitar o contágio pela doença.
O diretor da Atenção Básica à Saúde, Vagner Costa, destaca que o uso de máscaras é um aliado para evitar a contaminação pela doença. “Nós avançamos muito com a vacinação, mas as pessoas precisam cooperar para reduzir o risco de contágio e uso de máscaras nos locais de saúde é essencial”, assegura.
Esse cuidado extra se faz necessário, pois todas as 35 unidades de saúde realizam o teste para identificar a doença e cerca de 30% dos testes de síndromes gripais realizados testam positivo para Covid-19, em Dourados.
“Nós ampliamos a testagem para facilitar o acesso para a população, mas os cuidados precisam ser mantidos. O uso de máscaras faciais vem sendo indicado pela OMS como parte integrante do conjunto abrangente de medidas a serem adotadas para o controlar e evitar a disseminação do vírus, protegendo assim os trabalhadores de saúde e a população”, ressalta o secretário de Saúde, Waldno Lucena Júnior.
O uso de máscaras segue obrigatório em todas as unidades de saúde de Dourados, seguindo o decreto municipal publicado no dia 14 de março. Além das UBS’s a obrigatoriedade é mantida em pontos de Estratégias de Saúde da Família, policlínicas, hospitais, clínicas médicas e laboratórios, bem como para pessoas com sintomas gripais e com diagnóstico de covid confirmado.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)