O prefeito Alan Guedes recebeu nesta quarta-feira (3) representantes do Sebrae-MS que apresentaram o resultado de workshop sobre o CHIS (Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis), um diagnóstico realizado no Parque Antenor Martins. A ação faz parte do programa Cidade Empreendedora e busca identificar pontos problemáticos, já apresentando possíveis soluções para as questões.
Os estudos foram realizados entre maio e junho de 2022. O projeto foi coordenado por pesquisadores do LabCHIS da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e contou com a participação da população.
O documento contém a descrição preliminar dos projetos desenvolvidos por quatro grupos de trabalho a partir de um processo baseado na identificação, reflexão e crítica a respeito de problemas urbanos identificados durante o workshop.
“Nosso workshop identifica junto a população pontos que podem ser melhorados e já traz possíveis soluções a serem colocadas em prática para tornar o Parque do Lago um lugar ainda mais atrativo para a população, fornecendo acesso a mais esporte e lazer, valorizando ainda mais a região”, explica a gerente regional do Sebrae, Vanessa Reis.
Vanessa destaca ainda que as atividades do parque se expandem também para os arredores. “Quem frequenta o espaço, costuma a consumir dos comerciantes locais e incentivos no local podem tornar a região um ponto de referência com uma gama de serviços e ações disponíveis”, ressalta.
Após a apresentação, foi entregue ao prefeito Alan Guedes um caderno com o relatório desenvolvido pelo workshop. “O Parque do Lago é um espetáculo e um dos cartões postais de Dourados, vamos analisar os pontos apontados pelo CHIS e trabalhar para trazer mais cultura, esporte e lazer para o local”, assegurou Alan.
Em Mato Grosso do Sul, o programa é desenvolvido em quatro cidades: Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados e no campus central da UFMS, em Campo Grande.