A Prefeitura de Dourados encerrou nesta quinta-feira (31) a “Campanha Municipal de Combate a Tuberculose e Hanseníase”, realizada durante todo o mês de março. A partir de amanhã, os atendimentos continuam disponíveis nas UBS’s (Unidades de Saúde) e no CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase) para orientar a população sobre estas duas patologias.
Durante a campanha foram realizados 82 atendimentos de pacientes no CRTH; 64 exames de escarro (BK ou TRM-TB); outros 11 exames positivos para tuberculose; 7 de hanseníase, todos negativos.
O diagnóstico de casos de tuberculose no município aumentou 45% em relação ao mês de fevereiro. Esse aumento demonstra o empenho das equipes da Atenção Básica, do Presídio e do Polo Indígena em fazer a busca ativa de casos da doença na população de Dourados.
Durante a campanha, a equipe do CRTH também promoveu algumas capacitações em atendimentos para casos de tuberculose para cerca de 60 profissionais da saúde indígena, através de treinamentos em serviço realizados dentro das Unidades de Saúde das aldeias da cidade.
Serviço
O Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase fica na rua Dr. Vanilton Finamore, nº 289 – Vila Industrial.