Como hábito de muitos brasileiros, o café da manhã é formado pela dupla: pão e cafézinho passado na hora. A cafeína ajuda a despertar e o pão é uma opção prática, saborosa e nutritiva, pois contém carboidratos, proteínas, fibras e gorduras boas. Esses dois itens do desjejum são tão importantes e representativos que ambos possuem o seu dia no calendário de datas comemorativas. O Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril e o Dia Mundial do Pão foi instituído pela União Mundial de Padeiros e Confeiteiros em 2001 e coincide com o Dia dos Alimentos, em 16 de outubro
A nutricionista Cibele Câmara, do Fort Atacadista em Mato Grosso do Sul lista os principais tipos de pães consumidos pelos brasileiros e suas principais características nutricionais:
Pão branco: Elaborado a partir de farinha de trigo, é fonte de energia rápida e contém vitaminas como ferro e ácido fólico.
Light: Redução de pelo menos 25% de um dos seus componentes, que podem ser calorias ou a quantidade de sal.
Centeio: O farelo do centeio é fonte de fibra insolúvel que colabora com o bom funcionamento do intestino e reduz o risco de câncer.
Integral: Parte ou 100% da massa é composta pela farinha integral. Pode ser acrescido de grãos que são ricos em fibras e gorduras boas. Oferece muitas propriedades para saúde e dá uma sensação de saciedade maior, favorecendo também quem deseja emagrecer.
Com linhaça: Por ser fonte de ômega-3, traz benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e auxilia no bom funcionamento do coração.
Com aveia: A substância beta-glucana encontrada neste tipo de pão ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e também colabora com o bom trabalho do intestino.
Multigrãos: Possui grãos variados, de diferentes combinações. Importante ressaltar que o número de grãos não corresponde a um teor maior de fibras. Vale a pena consultar o rótulo dos produtos para verificar.
Pão engorda?
O mais importante é observar o rótulo. Na tabela nutricional, fique atento à quantidade de sódio, açúcar e calorias. A melhor opção é com a menor quantidade de sódio e sem gordura trans.
Outra coisa para quem tem preocupação com a balança, é não exagerar na quantidade, ter cuidado com a maneira como o pão será consumido. “O pão leva a culpa, mas os recheios também devem ser moderados, pois manteiga, margarina, requeijão, queijos amarelos e outros embutidos, que são consumidos acompanhando o pãozinho é que aumentam o seu valor calórico”, alerta a nutricionista.
A base de qualquer receita de pão é formada por dois ingredientes: farinha e água. A partir disso, pode-se acrescentar outros ingredientes e trabalhar com métodos de fermentação diferentes e com isso, surgir diversos tipos de pão. A nutricionista Cibele Câmara, sugere uma receita de pão multigrãos caseiro bastante simples de fazer e nutritiva.
Pão multigrãos
Ingredientes 450 g de farinha integral
225 ml de água morna ou em temperatura ambiente
1 sachê de fermento biológico seco instantâneo
1 colher (chá) de sal
2 colheres e 1/2 (sopa) de azeite
Mix de grãos (sementes de chia, gergelim, aveia, girassol, quinoa em flocos, linhaça, amêndoa ou castanha-do-pará triturada etc.)
Modo de Preparo Primeiro, coloque a farinha, o fermento e o sal em uma tigela. Misture os ingredientes e acrescente a água aos poucos para formar a massa. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 20 minutos. Adicione o azeite e o mix de grãos e misture bem até que todos os grãos se agreguem à massa de forma homogênea. Sove-a por aproximadamente 5 minutos e deixe crescer em uma forma untada com azeite por 1 hora (lembre-se de cobrir a massa com um pano).
Para finalizar o pão, retire o pano de prato e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 35-45 minutos.