O mercado de bares e restaurantes contribui significativamente para o país, tanto em termos de empreendedorismo quanto para geração de empregos e promoção o lazer. A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) apresentou dados de que em 2023 houve um crescimento de 0,5% em relação a 2022, com os consumidores gastando R$ 60 bilhões com refeições fora de casa. Esse cenário promissor abre oportunidades para aqueles que desejam ingressar no setor de serviço de alimentação.
Para Bruno Gorodicht, sócio e diretor de novos negócios do Grupo Impettus, holding que detém as redes Espetto Carioca, Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito, a essência de um restaurante vai além da qualidade da comida. O executivo destaca a complexidade da construção de um bar ou restaurante, especialmente devido à competitividade do mercado. “É fundamental avaliar minuciosamente os ingredientes para os pratos, selecionar uma equipe capacitada e encontrar soluções para manter os clientes engajados e consumindo produtos e serviços com satisfação”, avalia.
Para que todo empreendedor possa prosperar no segmento de food service, o especialista listou seis dicas essenciais, confira:
Plano de negócio
O conceito de excelência no atendimento é amplamente discutido, porém, colocar em prática pode ser desafiador. “Definir metas, objetivos e resultados a serem alcançados deve fazer parte do plano de negócio, servindo como um guia para implementação de estratégias. É fundamental revisitar constantemente o plano, dado o dinamismo do mercado”, compartilha Gorodicht.
Definição de público
É possível atender uma variedade de público na venda de produtos ou serviços, desde os mais jovens até os idosos. “É crucial que essa diversidade esteja clara na operação, tanto para os consumidores entenderem a oferta quanto para a equipe compreender as particularidades, evitando possíveis desconfortos e uma visão equivocada do negócio”, aconselha.
Investimento inteligente
Para o diretor de novos negócios do Grupo Impettus, o início pode ser desafiador, dada a empolgação em realizar todos os planos, o que pode ser prejudicial para o negócio. “Seguir um planejamento garante a alocação correta e oportuna dos recursos financeiros, demonstrando tanto para o público quanto para o mercado que o negócio está em constante crescimento e se mantém competitivo em relação à concorrência”, pontua.
Treinamento de equipe
Implementar treinamentos reflete em um atendimento humanizado e comprometido por parte da equipe. “Isso aumenta o engajamento dos colaboradores, reduzindo erros e contribuindo para a fidelização do cliente e frequência constante no local. O objetivo deve ser o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, não apenas uma abordagem robotizada”, recomenda.
Comunicação efetiva
Clareza e transparência são essenciais na comunicação com o consumidor. “Compreender o público-alvo é fundamental, assim como utilizar uma linguagem de igual para igual. Um cardápio com imagens realistas dos produtos oferecidos pode ser particularmente eficaz ao invés de imagens meramente ilustrativas”, esclarece.
Tecnologia
A tecnologia é uma aliada na operação de bares e restaurantes, agilizando o atendimento e a gestão. A anotação de pedidos em papel, por exemplo, pode levar a perdas e dificultar o preparo dos pratos. “É indispensável a escolha de soluções tecnológicas adequadas que possam aumentar a produtividade e lucratividade do estabelecimento. Outro recurso que pode ser explorado em tecnologia é o monitoramento de métricas operacionais, de satisfação do cliente e financeiras, pois esses dados deixam evidente o que precisa ser aperfeiçoado”, finaliza.