Em 3 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Delegado de Polícia. A data é uma oportunidade para refletir sobre os desafios e conquistas da categoria. Em Mato Grosso do Sul, dos 314 delegados, 80 são mulheres, segundo dados da Polícia Civil. Ou seja, 25,4% das vagas nas delegacias e departamentos de polícia são ocupadas por elas.
Conforme a Polícia Civil, as delegadas mais experientes ainda em atuação no estado são da turma de 2000. Entre elas, está a titular do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), Ana Cláudia Medina. Com mais de duas décadas de ofício, Medina comenta que a rotina de trabalho é intensa.
Os problemas não são coadjuvantes. Todos os dias, uma adversidade diferente se apresenta a Medina. “Aqui nós precisamos ter todo o trato disso, com a atuação legal, mas como ser humano, com acolhimento, sabendo que é uma sociedade carente, que nós temos problemas estruturais, familiares, educacionais e que acabam acarretando para as áreas de segurança pública. É desafiador, mas é apaixonante”, garante.
(Fonte: Portal do Ms. Foto: Reprodução)