Saúde

Corumbá: estado lança campanha de vacinação em massa para municípios de fronteira

Iniciativa faz parte de estudo da SES e instituições para aplicação de 165,5 mil doses de vacina da Janssen

Publicado

on

O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende e o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), iniciam a campanha de vacinação em massa para os 13 municípios da região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia nesta sexta-feira (2).  O estudo aprovado pelos 79 secretários municipais de Saúde, vai resultar na formação de uma barreira imunológica, também denominada de “cinturão sanitário” com a aplicação de 165.500 mil doses da vacina da Janssen enviadas pelo Ministério da Saúde.

Esses imunizantes serão aplicados em dose única na população fronteiriça maior de 18 anos que ainda não tenha recebido outras vacinas contra a Covid-19. O ato oficial ocorre às 9h30 no posto de vacinação instalado no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá. Na sequência, os secretários e demais autoridades vão acompanhar a vacinação nos postos de vacinação instalados na Praça CEU, situada no Jardim dos Estados; e no Centro Poliesportivo da Porto Carreiro.

Desse total, os municípios receberão, numa primeira remessa, 70% de doses e na segunda, 30%. Corumbá vai receber 34.950 doses no primeiro envio e 14.990 doses na segunda vez, totalizando 49.940 imunizantes. Ladário, por sua vez, receberá 14.440 doses, na soma do primeiro envio (10.110) e da segunda remessa (4.330).

A imunização em massa faz parte de um estudo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e outras instituições, com o objetivo de beneficiar moradores de Corumbá e outros municípios como, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

O estudo

Organizado pelo médico infectologista Júlio Croda através do grupo VEBRA COVID-19, o estudo, composto por diversas instituições como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Stanford University, Yale university, Instituto de Salude Global de Barcelona, Universidade da Florida, também tem o apoio da Organização Pan Americana da Saúde (Opas),

O médico explica que o estudo será de extrema importância. As 165,5 mil doses não estavam previstas na distribuição regular da vacina. “Elas virão exclusivamente porque existe uma pesquisa apoiada pelo Ministério da Saúde. Ou seja, são doses adicionais de vacina, principalmente para gerar evidência científica para o Brasil e para o mundo da efetividade da vacina da Janssen para a nova variante Gamma (P1)”, conclui o infectologista.

Ponta Porã e Amambai

No sábado (3), o secretário Geraldo Resende estará em Ponta Porã e Amambai para acompanhar o processo de vacinação nesses municípios e demonstrar apoio da SES ao estudo de vacinação em massa. Em Amambai, o secretário também vai ativar  junto ao prefeito Edinaldo Bandeira, 10 novos leitos de UTI-Covid instalados no Hospital Regional da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile