Foi realizado na noite da última quinta-feira (06) no Plenário da Câmara Municipal de Aquidauana, o Congresso Técnico da 40º edição dos Jogos da Primavera, realizado pela Prefeitura de Aquidauana com a coordenação da Fundação de Esportes do Município (FEMA).
Os Jogos da Primavera de Aquidauana é considerado um dos maiores campeonatos estudantis de toda a região, envolvendo as quatro redes de ensino: municipal, estadual, federal e particular.
Conforme foi decidido no Congresso Técnico, entre a organização do evento e os professores responsáveis pelas escolas, foi confirmado 24 instituições de ensino do município.
Para este ano, a FEMA trará algumas inovações que serão apresentadas na abertura do evento, bem como durante a realização dos jogos, sendo que essas mudanças tem por objetivo principal atingir as crianças e adolescentes que são as estrelas maior do espetáculo. A abertura oficial do 40º Jogos da Primavera será no dia 24 de outubro, a partir das 19h, no Ginásio Poliesportivo José Campelo.
As modalidades homologadas coletivas foram: voleibol, basquetebol, handebol e futebol de salão. Modalidades individuais: tênis de mesa, xadrez, vôlei de areia, basquete 3×3, judô, natação e karate. As categorias em disputas serão: fraldinha, dentinho, mirim, infantil, cadete e juvenil nos naipes masculino e feminino. Os jogos acontecerão no ginásio poliesportivo, SIMTED, Clube Gressa e Parque Municipal da Lagoa Comprida.
Durante a sua fala no Congresso Técnico, o professor Wellington Moresco, diretor-presidente da Fema, agradeceu a presença de todos e destacou a importância dos jogos para a cidade.
“Parabenizo todos os professores pelo trabalho feito este ano, e aqueles professores e alunos que representaram Aquidauana nos jogos em nível estadual e nacional, tivemos ótimos resultados e conseguimos chegar em um momento muito especial do esporte em nossa cidade. A importância dos jogos da Primavera retrata a estrutura que atual gestão nos dá, e que vai proporcionar para que possamos competir de igual pra igual em nível estadual e nacional em qualquer modalidade”, disse Moresco.
Também foi confirmado pela FEMA, a realização da Copa dos Campeões para o início de 2023. Esta competição servirá como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul e será mais um evento esportivo incluído no calendário da Fundação Municipal de Esportes.
A estimativa para esta edição de 2022 dos Jogos da Primavera é de envolvimento de 2.500 pessoas, entre atletas, professores, diretores, dirigentes, organização e arbitragem. A realização dos Jogos da Primavera é da Prefeitura de Aquidauana e organização da Fundação de Esportes (FEMA) e apoio da Câmara Municipal de Aquidauana.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)