Os pais e responsáveis dos alunos da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul já podem conhecer as regras para assegurar a vaga do estudante para o ano letivo de 2023. Conforme a resolução publicada nesta segunda-feira (2), no DOE (Diário Oficial do Estado), a Matrícula Escolar Digital possibilita à Secretaria de Estado de Educação o acompanhamento, bem como a gestão do ingresso e da permanência do estudante na Rede Estadual de Ensino.
A atualização do Cadastro do Estudante da REE será obrigatória e deverá ser realizada no site www.matriculadigital.ms.gov.br, por meio do Painel do Aluno, inserindo o código SGDE (Sistema de Gestão de Dados Escolares) e a senha do estudante.
Caso tenham dificuldades na atualização cadastral, o pai, mãe ou responsável do estudante menor de idade e o estudante maior de idade poderão dirigir-se à unidade escolar para a realização desse procedimento. Já os estudantes privados de liberdade terão seus cadastros atualizados pela secretaria escolar.
A confirmação de permanência na unidade escolar é procedimento obrigatório para garantir a continuidade do estudo na unidade de ensino e deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável do estudante menor de idade e pelo estudante maior de idade, efetuando o login no Painel do Aluno e confirmando sua permanência para o ano letivo seguinte, dentro do prazo estabelecido no Cronograma de Matrícula.
No ato da renovação de matrícula os responsáveis do estudante menor de idade e o estudante maior de idade assinará o requerimento de matrícula, que valerá tanto no caso de aprovação quanto de reprovação. Se aprovado, o estudante será alocado em ano escolar subsequente, se reprovado, permanecerá no mesmo ano escolar.
Estudantes da REE matriculados do período diurno poderão ter suas matrículas renovadas no ano letivo seguinte, no período matutino ou vespertino, de acordo com organização da REE. Haverá perda da vaga nos casos de: não realizar atualização cadastral; não confirmar a permanência na unidade escolar ou não renovar a matrícula; e não assinar o requerimento de matrícula no prazo estabelecido.
(Fonte: Portal do Ms. Foto: Reprodução)