A partir do final de fevereiro os contribuintes e todos cidadãos poderão realizar chamadas para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) gratuitamente por meio de aparelhos celulares. Até o momento o recurso era exclusivo aos telefones fixos. A nova regra começará a valer em 60 dias para todas operadoras do Brasil.
A novidade é devido ao INSS ter assinado na última quinta-feira (22) o contrato com a Claro S.A para oferecer o atendimento gratuito ao público. O acordo com a operadora terá duração de 12 meses e poderá ser renovado por no máximo mais 60 meses.
O edital para contratação do serviço foi publicado em 21 de outubro deste ano. A medida promete ampliar e otimizar o atendimento ao cidadão, além de cumprir a diretriz legal.
A Central 135 de atendimento do INSS possui três unidades e recebe aproximadamente oito milhões de chamadas telefônicas por mês. Ao todo, são cerca de 5.600 colaboradores entre profissionais contratados e servidores que atuam para garantir um atendimento de qualidade ao cidadão.
Conforme estudo publicado pelo Instituto, são 50 milhões de minutos mensais recebidos, destes, aproximadamente 75% das ligações são originadas de telefones fixos e 25% de aparelhos móveis.
(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)