Saúde

Capital intensifica ações itinerantes em busca de quem ainda não se vacinou contra covid-19

Aproximadamente 22 mil pessoas ainda não tomaram sequer a primeira dose.

Publicado

on

A Prefeitura de Campo Gande tem intensificado o trabalho de busca ativa e adotado estratégias em busca da pessoas que ainda não se vacinaram ou precisam colocar a dose em dia. Além de manter abertas mais de 40 unidades de saúde espalhadas pelas sete regiões urbanas e distrito, o Município tem apostado nas ações itinerantes para captar este público.

Nesta quinta-feira (03) ações silmutâneas ocorrem com o “Busão da Vacina” no Jardim Aeroporto, em escolas nas Moreninhas e Vila Castelo e voltadas às comunidades indígenas, nos bairros Aero Itália e São Conrado.

Conforme dados do serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), aproximadamente 22 mil pessoas ainda não tomaram sequer a primeira dose. Outras 71 mil precisam tomar a segunda dose e 341 mil estão com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em aberto.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca que a realização das ações itinerantes têm por objetivo facilitar o acesso da população e, consequentemente, ampliar a cobertura vacinal.

“Nós temos tido um resultado muito positivo com estas ações. É a oportunidade que a pessoa tem de conseguir se vacinar mais próximo de casa e muitas vezes sem fila, de forma rápida e segura”, diz.

Além das crianças de 05 a 11 anos, a primeira dose continua aberta para todas a pessoas com 12 anos ou mais.  Quem tomou a vacina Astrazeneca-Oxford-Fiocruz até o dia 03 de dezembro deverá procurar um dos pontos de imunização, assim como quem foi vacinado com Coronavac-Sinovac-Butantan até dia 11 de janeiro ou Comirnaty-Pfizer até 12 do mesmo mês, para receber a dose de reforço.

A terceira dose também está disponível para toda a população com 18 anos ou mais e que tomou as duas doses da vacina até o dia 04 de outubro ou que tenha tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e tenha algum imunocomprometimento grave.

O reforço está disponível para quem foi vacinado com a dose da Janssen e ao público com doenças imunossupressoras, se a terceira dose foi aplicada até o dia 01 de outubro, para este grupo, a dose é um segundo reforço.

Onde se vacinar?

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile