Mato Grosso do Sul e também Campo Grande apresentam tendência de alta de casos graves de covid-19 que podem desenvolver Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Novo boletim Infogripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) indica que na maioria, esses casos ocorre na população adulta, especialmente nas faixas etárias acima dos 60 anos.
A análise foi feita entre os dias 13 a 19 de novembro e a tem como base dados inseridos no Sivep-Gripe (Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe) do Ministério da Saúde até o dia 21 de novembro.
Devido ao claro cenário de aumento nos casos de SRAG por Covid-19, o pesquisador Marcelo Gomes, da Fiocruz, defende a importância de medidas de proteção. “Para diminuir a transmissão do vírus, é extremamente importante que a população retome o uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição, como transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações e nas unidades de saúde”.
Ele pondera também que “estar com a vacinação em dia é fundamental para diminuir o risco de agravamento da doença“, reforça o coordenador do InfoGripe.
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios no Brasil foi de 61,8% Sars-CoV-2 (covid-19); 6,2% para influenza A; 0,2% para influenza B; 16,3% vírus sincicial respiratório (VSR). Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 2,0% para influenza A; 0,0% para influenza B; 0,7% VSR; e 93,3% para covid.
Confira o boletim completo aqui.
(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)