Abusos cometidos em agências bancárias em Campo Grande, onde consumidores são obrigados a esperar atendimento, muitas vezes, por mais de duas horas quando o recomendado são 15 minutos, tem levado a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS a autuar inúmeras instituições financeiras, após receber denúncias de pessoas que se sentiram prejudicadas na prestação de serviços.
O infrator, desta vez, é o Banco Mercantil do Brasil S.A., agência localizada na rua Marechal Rondon, 1 245 onde, tendo acesso a algumas senhas emitidas, inclusive constando horário de Brasília, (o que serve para tentar esconder a demora), verificou-se que, nem mesmo clientes (consumidores) com direito a atendimento prioritário foram poupados da demora excessiva.
Houve caso de cadeirante que teve sua senha emitida às 11h59 e só foi atendida às 14h05, demora superior a duas horas. Várias outras ocorrências semelhantes foram flagradas pela equipe do órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, a exemplo de senha retirada às 11h45 com atendimento apenas duas horas e dezesseis minutos depois, às 14h01.
Ainda como infração, funcionária do banco jogou senha de cliente no recipiente para lixo na tentativa de obstruir o trabalho da fiscalização. Entretanto, como a cliente havia memorizado o número, tal senha foi localizada e constatado excesso de demora. Além disso, a agência incorria em outra irregularidades tais como emissão de comprovantes em papel termossensível e, também, o totem que libera as senhas não apresenta rótulos que induzam as pessoas a retirarem a que, na realidade, lhe interessa, causando confusão na hora do atendimento.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)