Geral

Aula-show com o chef Paulo Machado lota Sesc Sabor e Arte

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, que esteve presente, falou sobre a importância de ampliar possibilidades

Publicado

on

Na noite da última quinta-feira, 01/08, o chef de renome internacional Paulo Machado esteve no Sesc Sabor e Arte, unidade centro, para uma aula-show do Projeto PANC – Futuro na Mesa, do SESC MAIS e o evento lotou o espaço.

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, que esteve presente, falou sobre a importância de ampliar possibilidades. “É importante termos novas opções de nutrição e essa é a oportunidade de aprendermos um pouco mais sobre como incluir as PANC na nossa alimentação do dia a dia”, avaliou.

O diretor do Departamento de Planejamento Estratégico e Negócios do Sesc MS, João Vicente Junior, ressaltou que o Sesc abraçou o projeto, por estar alinhado com seu objetivo principal de promover o bem-estar e a transformação social. “Temos mais de 40 mil pessoas assistidas pelo Sesc Mesa Brasil com foco no combate às carências nutricionais e mais de 200 entidades assistenciais que recebem mais de 1,2 mil toneladas de alimentos por ano. Quando começamos a estudar as PANC, vimos que isso poderia somar à nossa missão”.

Márcia Chiad, criadora do Recanto das Ervas e parceira do projeto, contou sua trajetória no plantio de hortas, iniciada há 23 anos e que determinou sua transição de carreira, até então como jornalista. “Esse projeto aqui também tem como ideia gerar renda para as pessoas”.

O Chef Paulo Machado lembrou que Mato Grosso do Sul é multicultural e nesse contexto o projeto com as PANC se faz muito oportuno. Ele contou que conheceu esses alimentos em 2008, quando passou a incorporá-los nas produções e no próprio cardápio e mostrou na prática como preparar variadas receitas com diferentes plantas.

Oficinas – O Projeto PANC – Futuro na Mesa já iniciou oficinas junto de oito instituições atendidas pelo Sesc Mesa Brasil. Neste primeiro momento, as oficinas trabalham o reconhecimento das PANC. O calendário segue até o fim do ano. Ao longo da programação, as entidades receberão mudas e orientações de plantio e também aprenderão o preparo de pratos com esses alimentos.

Sobre o projeto – O projeto “PANC – Futuro na Mesa” foi concebido com foco em uma alimentação mais acessível e sustentável, incentivando a inserção das PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e frutos do cerrado nas escolas e comunidades em situação de vulnerabilidade social de Campo Grande, além de estimular a geração de renda.

Nos dias 20 e 21 de junho, o projeto foi lançado, em parceria com o Recanto das Ervas. No primeiro dia, houve um bate-papo com a nutricionista e criadora do termo PANC no Brasil, Irany Arteche e no seguinte um dia de campo na Agrofloresta Flor do Cerrado Brasil, localizada no Indubrasil, com a participação de cerca de 80 pessoas, entre acadêmicos, professores, representantes de instituições sociais, chefes de cozinha e nutricionistas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile