Aprender e praticar são a base da dinâmica do programa Seja – Senar Jovem Aprendiz Rural. A iniciativa, voltada a jovens que estão ingressando no mercado profissional, em Mato Grosso do Sul oferece cursos de Administração Rural, Manutenção de Tratores, Avicultura e Mecanização Agrícola – Soja e Milho.
“Intercalar a teoria e a prática é a metodologia aplicada pelo Senar Jovem Aprendiz Rural no estado. Desta forma, o aluno assimila mais e melhor, consolidando o conhecimento” explica o instrutor do Senar/MS, Antonio Estevão, engenheiro mecânico.
No módulo básico, o aprendiz aprende sobre ambiente corporativo, convivência, comunicação oral e escrita, matemática básica, introdução ao agronegócio, informática, empreendedorismo no campo e saúde e segurança no trabalho. No segundo momento, mergulha na área específica de cada curso.
O rodízio entre os diferentes setores permite que a empresa perceba em que área o aluno mais se identifica e,com isso, as habilidades e o aproveitamento da mão de obra que está sendo formada pode ser potencializada.
No caso da mecanização, o instrutor destaca algumas características imprescindíveis para o mercado. “O perfil profissional na área de mecanização é de raciocínio lógico espacial, ser minucioso, ter ‘fome’ em se manter atualizado, acompanhando a evolução tecnológica. Algumas características são natas ou podem ser desenvolvidas com a qualificação específica”, explica.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)