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Amplo diálogo com a diretoria e novos procedimentos do Detran agradam despachantes

gerente da Agência Regional de Trânsito de Campo Grande, Juliana Ferrez Ramiro de Castro, conta que o atendimento aos despachantes mudou mesmo.

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Diálogo aberto com todas as categorias é uma das características da nova gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). A medida vem agradando um público muito importante para órgão, que são os despachantes.

“Nunca tivemos um acesso tão amplo como o que temos agora. Podemos procurar a diretoria, somos recebidos, os problemas são resolvidos. Ficou nota dez essa equipe nova”, afirmou o presidente da Associação de Despachantes de MS, Sérgio Bento Raimundo.

A mesma opinião tem o presidente do Sindicato dos Despachantes de MS, Márcio Barbosa Carvalho. “Hoje somos ouvidos! Mesmo que seja uma negativa, temos a resposta. Isso não acontecia antes”.

A gerente da Agência Regional de Trânsito de Campo Grande, Juliana Ferrez Ramiro de Castro, conta que o atendimento aos despachantes mudou mesmo. Hoje, eles possuem livre acesso aos setores, facilitando a resolução de problemas dos usuários. “Estamos sempre de portas abertas para conversar, tirar dúvidas. Tanto aqui comigo quanto com o Diego (Chefe do Setor de Vistorias), eles podem sempre contar para resolver problemas”.

Atendimento presencial e digital

O Detran possui duas agências que atendem despachantes em Campo Grande, uma que funciona no Sindicato dos Despachantes de MS e outra no Fácil General Osório, além de diversos serviços que podem ser executados de forma digital. Essa modernização de procedimentos e sistemas vem ao longo dos anos facilitando a vida dos despachantes, como o Primeiro Emplacamento Digital, implantado em 2021.

Segundo o presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas, Sebastião José da Silva (Ventania), esse serviço é uma amostra da modernização do órgão em que os despachantes estão participando. “Nós estamos vendo esse avanço na modernização dos processos e o que queremos é ser inseridos em todo esse avanço tecnológico”.

Resolução de problemas

A resolução de problemas é uma nova característica do Detran, segundo os despachantes. Para a diretora de Registro e Controle de Veículos (DIRVE), Priscila Rezende, o diálogo com os despachantes vem alinhando procedimentos que beneficiam os usuários. “Não adianta deliberar novas normativas sem ouvi-los. Temos que repensar os procedimentos conforme eles nos trazem de demanda e conforme a legislação nos permite, porque o serviço de despachante é importante para nossos usuários”.

Todos os meses, representantes dos despachantes se reúnem com a diretoria da DIRVE para apresentar demandas e discutir trâmites. A diretora Priscila Rezende explica que vários procedimentos já foram reformulados a partir desses encontros, como a vistoria prévia para alteração de característica de veículo. “A vistoria prévia foi uma demanda que os despachantes nos trouxeram e nós analisamos com nossos técnicos da DICOV (Diretoria de Controle de Veículos). Estamos terminando um estudo e vamos regulamentar o fim dessa vistoria prévia em casos de alteração de característica de veículo. Um procedimento que sempre foi adotado e que nós analisamos e vamos alterar”.

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