Está sendo desenvolvido em Aquidauana, por meio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, o Programa Academia e Futebol, que proporciona à meninos e meninas a prática do futebol e futsal. O programa é destinado a crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.
A iniciativa apoia a produção e a difusão da produção científica, com aporte de recursos para realização de pesquisas, produção de artigos e livros, participação de pesquisadores em congressos e realização de cursos e eventos e destina-se a estudantes do ensino fundamental e médio, pesquisadores do campo do futebol e suas derivações e profissionais interessados em atuar com futebol.
O programa é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) em parceria com Universidades e Institutos Federais, e tem por objetivo garantir aos brasileiros o acesso a prática do futebol e futsal, bem como fomentar a produção e a difusão de conhecimentos sobre a modalidade e suas derivações.
O projeto dá suporte a professores e alunos que desenvolvem programas esportivos em nível estadual e municipal. Em Aquidauana, participam do programa na modalidade de futsal, os alunos da Escola Estadual Dóris Mendes Trindade e Escola Estadual Cândido Mariano. Já na modalidade de futsal e futebol, participam do programa alunos das aldeias Lagoinha, Ipegue e Bananal.
Em Aquidauana, o programa tem a coordenação do professor Pablo Salomão, do Instituto Federal e a participação dos professores Victor Léllis e Giovana Fernandes, dos monitores Wuilian Carvalho, servidor do instituto e do aluno do instituto Wuilerson Braga. Nas aldeias trabalha como monitor Elton Felix na execução do projeto.
As equipes que integram o programa têm participado de vários eventos esportivos em nível estadual e nacional com resultados significativos para o município. Recentemente, os atletas/alunos no masculino participaram do Campeonato Brasileiro Escolar na faixa etária de 15 a 17 anos em Santa Catarina, e ficaram em segundo lugar na Divisão de Acesso.
Já a equipe feminina, na faixa etária de 12 a 14 anos, participou dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul e também ficou em segundo lugar na competição e com vaga garantida na Copa dos Campeões, torneio este que vai apontar o representante de Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros.
Em Guia Lopes da Laguna, a equipe masculina participou de um torneio de fustal e ficou e terceiro lugar na faixa etária de 12 a 14 anos. Os alunos/atletas que fazem parte do programa no município e nas aldeias fizeram uma atividade entre ambos no mês de abril. O encontro fez parte de uma interação social e trocas de experiencias pedagógica e esportiva.