Alunos dos 5º anos Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, situada no bairro Rita Vieira, em Campo Grande, têm uma oportunidade incrível de aprender mais sobre o Pantanal sul-mato-grossense e conhecê-lo de perto, com passeio de chalana, pescaria, trilha e safári fotográfico.
Este é um projeto da unidade escolar que começou em 2010 e teve pausa de três anos, devido à pandemia da Covid-19. Este ano, foi a retomada do projeto, com a ida de 96 alunos das quatro salas do quinto ano na Fazenda São Francisco. Os alunos saem por volta das 4h em um ônibus contratado pela escola e retornam no mesmo dia, por volta das 21h, todos com a autorização dos pais e/ou responsáveis.
Segundo a diretora da unidade, Crys de Oliveira Dutra, a primeira turma a conhecer o Pantanal foi no dia 17 de agosto. “A segunda turma vai agora no dia 28 de setembro. Os alunos vão acompanhados pelos coordenadores e professores, além da direção. É uma experiência única, alguns nunca saíram da cidade e têm o contato com a natureza, eles ficam maravilhados”.
Entretanto, antes de embarcar para a aventura, eles aprendem mais sobre o bioma dentro de sala de aula e fazem atividades e provas sobre o Pantanal. “O passeio é o ápice do projeto, mas ele só finaliza no fim do ano. As crianças têm a oportunidade da vivência de conhecer o Pantanal, estudam as questões sociais, sobre os animais. Alguns alunos sabem da viagem e ficam na expectativa de chegarem ao 5º ano para poderem vivenciar isso também”, explica a diretora.
Isadora Silva Galvão, de 10 anos, aluna do 5º ano B, ficou maravilhada com a experiência e contou que a ansiedade não a deixou dormir antes da viagem. “A gente estudou que o Pantanal é a maior planície alagada do mundo e só via por fotos, mas fiquei encantada. Adorei o passeio de chalana, a gente pôde pescar, foi bem legal”.
A aluna do 5º ano A, Alice Diedrich, de 11 anos, também embarcou para o Pantanal no mês passado. “A gente viu jacaré de perto e a viagem foi legal porque foi a primeira vez que viajei sem meus pais, fui com amigos, fomos cantando no ônibus, uma experiência única”.
Quem está na expectativa é Isabela Helena Maia da Silva, de 10 anos, aluna do 5º ano C. “Eu estudo na escola há 7 anos e sempre soube desse passeio e agora vou poder ir. Quero muito ver o tuiuiú de perto, só conheço por foto”.
O estudante Michael Almeida Rocha Silva, de 10 anos, chegou em Campo Grande este ano. Ele morava no interior de São Paulo e acha legal estudar sobre o Pantanal. “Eu quero muito ir pescar, fazer o passeio de chalana. A gente estuda sobre o bioma antes para conhecer na teoria o que vamos vivenciar na prática, estou ansioso”.
As professoras Cleonice Melhado e Priscila Pereira Ribeiro da Silveira, acompanharam as duas turmas na viagem, que também foi a primeira ida ao Pantanal para elas. “Os nossos alunos vão levar para vida toda essa experiência na memória e é muito legal acompanhar de perto o entusiasmo deles, a curiosidade”, disse Priscila.