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Alunos da REME ganham premiação por desenho e redação sobre educação ambiental

Ao todo, nesta edição, participaram 21 escolas municipais dos 4º e 5º anos, sendo que três primeiros colocados em cada ano receberam uma bicicleta como premiação.

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Seis alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme) foram premiados com bicicletas, após desenvolverem redações e desenhos sobre educação ambiental. A premiação ocorreu na manhã desta terça-feira (26), na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA) foi criado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), em 2010.

Em 2024, a edição do Programa abordou a temática da Cidadania Ambiental Ativa como um importante conceito na caminhada da responsabilidade compartilhada e na mudança de hábitos para que os estudantes e a comunidade escolar se transformem em agentes modificadores de suas comunidades.

Assim, as escolas que aderiram ao Programa receberam kits com materiais pedagógicos voltados aos estudantes dos anos supracitados do Ensino Fundamental, além da oferta de formação on-line para os docentes.

Ao todo, nesta edição, participaram 21 escolas municipais dos 4º e 5º anos, sendo que três primeiros colocados em cada ano receberam uma bicicleta como premiação.

Segundo a chefe do Ensino Fundamental e Médio da Semed, Ana Ribas, o programa Campo Limpo tem dois grandes objetivos, atender à política nacional de educação ambiental, integrado ao currículo da REME e a aprendizagem dos alunos. “Então, o trabalho acontece também, o professor olhando para o plano de ensino anual, ele vai trabalhar a temática, que é a gestão de resíduos sólidos, mas integrado àquilo que está preconizado no nosso currículo”.

De acordo com o gerente do inpEV de Campo Grande, João Victor Gênova Poli, o programa é de suma importância para mostrar ao futuro da nação que o descarte correto tem impacto na vida de todo mundo. “O tema abordado este ano foi de como fazer esse ativo que é usado no campo por produtores rurais pode ser descartado de maneira correta. Mas, o ensino que fica é que o descarte não é só no campo, mas também toda a parte de resíduos da cidade, seja o lixo, reciclável, orgânico, a parte seletiva, que é muito importante”.

O aluno da Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos, Isac Cardoso Cordeiro, do 4º ano, venceu o terceiro lugar com o melhor desenho. “Foi um pouco difícil de desenhar, demorou também, teve um dia que eu fiquei a tarde toda desenhando, mas valeu a pena”.

A mãe de Isac, Marlene Cardoso Barbosa, disse que o filho sempre foi competitivo e o incentiva a participar dos projetos da escola. “Ele tem um desenvolvimento tanto criativo quanto também emocional. Então eu fico animada de ver a empolgação dele, a ansiedade que bate também nele”.

A aluna do 5º ano da Escola Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo, Danielle Luzia Vasconcelos, ganhou em primeiro lugar como a melhor redação. “Eu me inspirei muito nos cartazes que a gente estava estudando de como a gente pode preservar o meio ambiente. Aí, eu lembrando que a professora falou na sala, de como a gente pode preservar, eu pensei em fazer uma redação sobre o que eu penso. Aí eu escrevi a redação com o meu nome, como se fosse eu observando o lixo”.

A avó de Danielle, a aposentada Alaide Vitória dos Santos, disse que a neta é muito estudiosa. “A gente vibra com ela as conquistas, porque ela se dedica muito aos estudos, muito feliz de poder acompanhar esse avanço”.

Segundo a professora da primeira colocada, Selma Nogueira, seus 32 alunos do 5º ano escreveram a redação. “Recebemos um material rico do Campo Limpo e a gente conseguiu trabalhar bastante coisas legais sobre a cidadania ativa, que eu achei o máximo”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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