O prefeito Alan Guedes acompanhou nesta quarta-feira (9) o ministro Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) durante o lançamento do Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário, na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande.
O programa é voltado a jovens entre 18 e 29 anos e trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos. Os participantes terão direito a uma bolsa paga pelo município, vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais. A jornada de trabalho será de 22 horas semanais, limitada a oito horas diárias.
O prefeito Alan, que estava ontem (8) em Brasília cumprindo agenda no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com a ministra Tereza Cristina, voltou da Capital federal na companhia do ministro Onyx.
Guedes garantiu que Dourados será signatária do programa. “Temos grandes empreendimentos como a Inpasa, por exemplo, que precisará de mão de obra qualificada para produção. Precisamos e vamos garantir a profissionalização destas pessoas”, disse.
O ministro Onyx ressaltou a importância do projeto e usou Dourados como exemplo durante sua explanação. “Cidades com grandes investimentos e vocação para área industrial e agro, como Dourados, precisam dar atenção especial a esta iniciativa do governo”, explicou.
Já o governador Reinaldo Azambuja colocou o Estado à disposição para auxiliar os municípios na implantação do projeto. “Garantir qualificação é fomentar a geração de empregos. Precisamos garantir que as vagas geradas em MS sejam ocupadas por sul-mato-grossenses”, completou.