Variedades

Agricultura urbana: cultive qualidade de vida!

Especialista fala que é possível cultivar plantas em pequenos espaços

Publicado

on

O contato com o verde da natureza traz inúmeros benefícios para as pessoas. Além de saúde, proporciona a sensação de bem-estar, paz, energia e é revigorante. Tanto é verdade que cada vez mais pessoas de todas as idades se refugiam, nem que seja por uns dias, para locais onde o contato com a natureza é mais intenso. Mas saiba que é possível ter essa proximidade com o verde e aproveitar suas vantagens em áreas urbanas.

Para saber mais sobre esse tema tão interessante, conversamos com a Marcia Chiad, jornalista, agricultora urbana e uma mulher apaixonada por plantas.

O que é agricultura urbana?

Cultivar plantas, ervas, temperos, flores comestíveis, ainda que em pequenos espaços, como em um canteiro em casa ou em apartamentos, em vasos, hortas verticais, por exemplo, desde que seja na cidade, pode ser intitulado agricultura urbana.

Conexão  

O contato com as plantas promove uma sensação de relaxamento, de conexão e contemplação com as pequenas coisas, aquelas que muitas vezes não percebemos em meio à rotina corrida da maioria das pessoas, então esse contato tem a capacidade de transformador a vida das pessoas.

Como iniciar o cultivo de plantas? 

Se a pessoa tem um cantinho em casa ou apartamento, que bata duas ou três horas de sol por dia, já dá para começar a cultivar temperos, por exemplo, e outras espécies de plantas.

Cuidado 

Cada planta precisa de um cuidado especial, de quantidade adequada de água, drenagem no vaso para crescer saudável, e outras peculiaridades, mas isso tudo tem técnicas e pequenas experiências que vamos desenvolvendo durante o cultivo, no dia a dia.

Razões para começar a plantar agora 

Primeiro que não é preciso ter grandes espaços para começar a plantar. Colocar a mão na terra reduz o estresse, diminui muito a ansiedade, aprendemos a entender o tempo da natureza e isso se transporta também para a nossa vida, além disso, melhora muito a nossa saúde, porque acabamos melhorando a nossa alimentação.

Saúde Mental  

Cultivar plantas é também uma forma de terapia, de cuidar da mente, tanto que existe a hortoterapia.

Benefícios  

As plantas, a natureza, o cultivo, mesmo que em pequenos espaços, pode proporcionar coisas tão intensas para a nossa vida que vale muito a pena dedicar um tempinho para isso.

Para saber mais sobre o assunto acompanhe o episódio AGRICULTURA URBANA:CULTIVE QUALIDADE DE VIDA! do podcast Cuidar de Você. Basta acessar nosso Spotify (https://bit.ly/PodcastUnimedCG) e Youtube (https://bit.ly/PodcastUnimedCGYoutube).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile