Aquidauana tem pessoas com histórias de vida e de trajetória profissional que são exemplos por onde passam. Duas dessas pessoas são as agentes comunitárias de saúde Nicélia Gomes Cozer e Tereza de Souza Franco, ambas servidoras da ESF Fábio Dutra, na Vila Pinheiro.
As aquidauanenses Tereza e Nicélia foram escolhidas entre todos os agentes comunitários de saúde de Mato Grosso do Sul, para representar o Estado em uma edição especial do audiobook e livro Caminhos da Saúde.
O Caminhos da Saúde é um projeto CEC Brasil em parceria com a Johnson & Johnson, através da Lei de Incentivo à Cultura, que vem contar a história de vida de trinta Agentes Comunitários de Saúde ao longo do território brasileiro.
Nicélia Gomes Cozer é servidora municipal atuando há 14 anos como agente comunitária de saúde e foi escolhida para compor o livro por sua história de trabalho na cidade ao longo de todos esses anos.
Já a Tereza de Souza Franco é agente comunitária de saúde há 23 anos, muito conhecida em Aquidauana, entrou na prefeitura via concurso público em 1.996 e foi escolhida pela CEC Brasil para ser uma das personagens do livro por ser uma das agentes de saúde que está há mais anos na profissão em MS.
O livro e o audiobook trazem relatos de 31 agentes comunitários de saúde de todas as regiões do Brasil e Aquidauana foi prestigiada por ter duas grandes profissionais homenageadas nos materiais.
Em visita ao gabinete, a agente Nicélia Cozer presenteou o prefeito Odilon Ribeiro com um exemplar do livro Caminhos da Saúde. “Nós temos muito orgulho de ter representado MS, de ter sido escolhidas pra fazer parte desse livro, principalmente, em nome dos profissionais de Aquidauana e todo o Estado”, disse a agente Nicélia Cozer.
“Fico muito feliz com essa notícia, em ver essa homenagem às duas agentes de saúde, que são muito queridas por todos nós, que eu admiro muito pelo trabalho, por não terem tempo ruim e nem preguiça para atender nossa comunidade. A história de luta e superação da Célinha e da Tereza são exemplos de vida pra gente”, afirmou o prefeito Odilon, agradecendo pelo livro de presente.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)