A fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) para verificar a qualidade do fornecimento de energia elétrica em regiões de produção de matéria-prima para a indústria de celulose no leste do Estado já concluiu a etapa de inspeção a campo. A partir das condições observadas nos relatórios de vistoria presencial, a Agência encaminhou recomendações às distribuidoras, que deverão apresentar Planos de Resultados para correção das situações que necessitam de eventuais interferências.
A etapa seguinte da fiscalização vai analisar e acompanhar a execução dos Planos de Resultados, para avaliar as ações que foram propostas e também apurar se efetivamente apresentaram resultados satisfatórios. Se necessário, esse acompanhamento poderá levar a uma nova vistoria presencial.
Os processos de fiscalização nas redes rurais da região leste estão sendo realizados como Análise de Demanda, em continuidade de uma ação que a Agência iniciou em agosto de 2021, em apoio a necessidades apresentadas por consumidores por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). A AGEMS está verificando se as condições de manutenção preventiva e corretiva estão adequadas para garantir o fornecimento de energia elétrica e evitar riscos de acidentes ou incêndios florestais.
Fiscalização contínua e aprimorada
Esse tipo de atuação por demanda é uma das atividades que Agência executa por delegação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), complementando as fiscalizações regulares, já programadas anualmente. “Esse modelo de fiscalização que monitora e acompanha as ações corretivas permite que, se constatados que aspectos de segurança e manutenção das redes necessitam de uma ação mais adequada, as distribuidoras executem uma solução imediata, trazendo benefícios mais efetivos aos consumidores”, explica o diretor de Energia da AGEMS, Valter Almeida da Silva.
O diretor presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, lembra que a AGEMS vem expandindo suas atividades e fortalecendo a fiscalização. “Essas análises de demanda são recebidas, verificadas e resultam em operações de fiscalização quando surge necessidade. É importante a Agência estar cada vez mais perto dos consumidores, receber informações e colocar sua capacidade técnica a serviço da checagem que garanta ao cidadão um serviço adequado”.