Geral

Ações visam garantir protagonismo a indígenas em Dourados

Publicado

on

O cacique Reinaldo Arévalo, da aldeia Bororó, onde se concentra parcela significativa da população superior a 13,5 mil habitantes que integram a Reserva Indígena de Dourados, destacou, sábado (20), durante encontro com o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), o apoio que o Governo do Estado tem oferecido para a melhoria da infraestrutura interna nas comunidades.

“O Estado tem nos ajudado, estamos agora também esperando pela construção da escola de Ensino Médio, temos um grande número de alunos que aguardam para poder continuar os estudos e chegar na faculdade”, reconheceu a liderança indígena, que encabeçou comissão de representantes da aldeia no encaminhamento de demandas da comunidade junto ao vice-governador.

Barbosinha lembrou as ações desenvolvidas em favor da Reserva, desde os dois mandatos como deputado estadual, quando intermediou junto ao Governo para a liberação da área onde será construída a nova escola, anexo ao prédio do Cras da Bororó e das emendas viabilizadas para aquisição de equipamentos de informática e pesquisas na escola Guateka, da aldeia Jaguapiru.

O Governo, segundo ele, se mostra sempre disposto, aberto e receptivo às questões que tratam de atender aos indígenas, não só de Dourados, mas em todo o Estado. “Escolas, melhoria de estradas, a questão da água que estamos conduzindo junto da Sesai/Funai e em tratativas com a usina de Itaipu, para financiar um projeto gigantesco visando por fim a essa crise que afeta nossas aldeias, fazem parte de um compromisso que o governador Eduardo Riedel assumiu, que garante o protagonismo para as aldeias”, disse Barbosinha.

Além do cacique Reinaldo, estiveram com o vice-governador do Estado o ex-vereador Aguilera de Souza, os professores Osvaldo Lemes, Alex Rodrigues, Roseley Souza e Giovani Ricarti, aproveitando para debater ainda a necessidade de melhorias estruturais e serviços de manutenção em equipamentos públicos instalados pelo Estado e o Município no interior da aldeia Bororó.

(Fonte: AgoraMs. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile