Política

Marcelo Mourão cobra adesão de Dourados ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Vereador quer padronização da inspeção para mais segurança ao produtores

Publicado

on

Em requerimento ao prefeito Alan Guedes, com cópias aos secretários Henrique Sartori (de Governo e Gestão Estratégica) e Cleriston Jose Recalcatti (de Desenvolvimento Econômico), o vereador Marcelo Mourão (Podemos) questiona sobre o processo de adesão do município ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e qual o prazo para a conclusão da adesão e plena vigência em Dourados.

O vereador também indaga ao executivo municipal quais são os servidores designados para cuidar dos trabalhos de implantação do SISB? e quando foi e qual foi última postura adotada pela Prefeitura Municipal para a adesão e vigência do SISB em Dourados?

Marcelo justifica que o SISBI-POA padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança de alimentos. “Desde 2013, Dourados caminha para sua implantação, tendo realizado concurso, provido servidores, alterados leis, entre outras ações, mas até agora nada da efetividade da adesão”, recorda.

O vereador lembra ainda que em 2016 o Ministério da Agricultura oficializou a adesão de Mato Grosso do Sul ao SISB-POA, “entretanto, o que resta aos empresários de Dourados é a frustração das expectativas criadas após os investimentos realizados, vez que, até hoje, são obrigados a participar de uma disputa desleal com empresas que vendem seus produtos irregularmente”.

VISITAS

Nesta segunda-feira (12), o vereador recebeu a visita do empresário de embutidos Claudemir Moreira da Silva e do médico veterinário Anderson Brondani Vendrúscolo, com os quais discutiu sobre a implantação do SISB-POA em Dourados.

“O SISBI é uma ferramenta de uniformização e desburocratização de regulamentos de autorização e fiscalização de algumas atividades. Sua implantação garantirá ao empresariado uma abertura comercial e fomento empresarial”, considera o vereador, informando que na visita entregou cópias do requerimento feito à Prefeitura questionando o status dessa implantação em Dourados. (Com assessoria. Foto: Reprodução)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile