Cidades

24h pelo Glaucoma: Shopping Campo Grande promove ação

Campanha será realizada no dia 21 de maio

Publicado

on

Com o intuito de alertar a população sobre a importância dos exames oftalmológicos de rotina, o oftalmologista Arthur Resende, representando a SBG (Sociedade Brasileira de Glaucoma) no Mato Grosso do Sul, realiza no Shopping Campo Grande, no dia 21 de maio, uma campanha de orientação relacionada ao glaucoma, já que estamos no MAIO VERDE – mês de Combate ao Glaucoma e no dia 26 de  maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

De acordo com o oftalmologista especialista em Glaucoma envolvido com a ação, as pessoas precisam ficar mais atentas, pois a doença não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada satisfatoriamente com tratamento apropriado. “É importante que as pessoas saibam que é uma doença silenciosa e que quando o paciente percebe os sintomas, pode ser tarde demais”, alerta, ressaltando que atualmente existem inúmeras formas de tratamento e controle da doença.

Durante a ação da SBG serão realizados exames de medida da pressão ocular da população, assim como fotografia do fundo do olho. Ao todo, cerca de 2 profissionais participarão da ação, de maneira totalmente voluntária.

Dados – O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira total em todo o mundo, com cerca de 2,4 milhões de novos casos registrados a cada ano. A única prevenção é a consulta anual ao oftalmologista, onde o profissional irá realizar exames específicos para verificar sua saúde ocular.

De acordo com a SBG, é importante ficar atento ao histórico familiar, pois cerca de 30% dos pacientes que sofrem com esta doença possuem algum caso anterior na família.

● As chances de ser portador de Glaucoma aumentam com a idade:

● Geralmente apresenta-se em pessoas com mais de 35 anos;

● Uma em cada 50 pessoas com mais de 35 anos possui glaucoma*;

● Três em cada 100 com mais de 65 anos tem glaucoma*;

● Uma forma muito rara de Glaucoma pode ocorrer em crianças.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile