Em ranking apresentado na COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) que terminou nesta terça-feira (12) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) aparece como a quinta instituição mais sustentável do Brasil e a 74ª do mundo nesse mesmo quesito.
O resultado foi divulgado na sexta-feira (15), no site oficial da universidade. A análise e a lista foram elaboradas pelo UI GreenMetric World University Ranking.
Os critérios para definir o grau de sustentabilidade de cada um passam por tamanho da universidade; espaço disponível de área verde; consumo de eletricidade em relação à pegada de carbono; programas e tratamentos de resíduos; quantidade de água consumida; políticas de transporte para reduzir o número de veículos particulares; além de cursos, pesquisas e publicações relacionados à sustentabilidade.
A UFMS foi ainda classificada a mais sustentável de Mato Grosso do Sul e de toda a região Centro-Oeste.
Participaram do ranking o total de 1.183 universidades participantes, de 85 países diferentes.
Em 2022 – Em relação ao mesmo ranking divulgado no ano passado, a UFMS manteve as posições no Estado, no Centro-Oeste e no Brasil, mas subiu na classificação geral.
De 139ª mais sustentável na classificação geral, saltou para a 74ª em 2023.
O ranking – O UI GreenMetric é um ranqueamento internacional anual que mede o desempenho de sustentabilidade de universidades do mundo todo. Ele foi criado em 2010 pela Universitas Indonesia.
São utilizados 39 indicadores, divididos em 6 critérios. Cada instituição recebe uma pontuação numérica e, depois, é feita a comparação.
(Fonte: Campo Grande News. Foto: Reprodução)