fbpx
Connect with us

Cidades

Três Lagoas tem mais de 132 mil habitantes de acordo com o IBGE

Prévia da população com base nos dados do Censo Demográfico 2022 coletados até 25 de dezembro

Publicado

on

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou e enviou nesta quarta-feira (28) ao Tribunal de Contas da União (TCU), a Prévia da população com base nos dados do Censo Demográfico 2022 coletados até 25 de dezembro e, de acordo com o documento, Três Lagoas tem 132.651 mil habitantes, enquanto o Estado de Mato Grosso do Sul alcançou o número de 2.833.742 habitantes, 7ª menor população entre as Unidades da Federação.

Ainda de acordo com os dados prévios, haja vista que devido aos atrasos ocorridos no Censo Demográfico de 2022 não foi possível finalizar a coleta em todos os municípios do país a tempo de se fazer a divulgação prévia dos resultados da pesquisa, os cinco maiores municípios de MS são: Campo Grande (942.140), Dourados (261.019), Três Lagoas (132.651), Corumbá (94.874) e Ponta Porã (90.756). Já os cinco menores são: Rio Negro (4.691), Alcinópolis (4.670), Taguarussu (3.634), Figueirão (3.520) e Jateí (3.315).

Para viabilizar o cumprimento das obrigações legais do IBGE em relação à divulgação das populações municipais do corrente ano, foram adotadas estratégias que visaram a utilizar o máximo de informações coletadas na pesquisa, complementado, quando necessário, com estimativas realizadas com base nos próprios dados do Censo.

Importante destacar que o número de habitantes é utilizado oficialmente para o cálculo do Fundo Nacional de Participação dos Municípios e para determinar o tamanho das representações políticas (quantidades de vereadores e de deputados federais e estaduais).

De acordo com o diretor de pesquisas, Cimar Azeredo, apesar dos desafios, como a falta de recenseadores, pandemia, fenômenos climáticos, fake News, problemas com o sistema de pagamento e inúmeras Medidas Provisórias, o Censo está em vias de ser concluído.

METODOLOGIA DA PRÉVIA

Azeredo também explicou a metodologia da prévia da população a partir dos dados parciais coletados no Censo 2022 no encontro Censo Demográfico – Avanços e Desafios, realizado na manhã de ontem (27), no Rio de Janeiro.Conforme explicado em nota técnica, para os municípios considerados como coletados (4.410 municípios), a população considerada foi aquela observada na pesquisa, além de ter recebido o devido tratamento da não-resposta, que foi realizado por meio de uma reponderação.

Nos demais municípios, aqueles não totalmente coletados (1.160 municípios), a população total foi composta pela soma da população observada nos setores considerados como coletados com a população estimada dos setores não totalmente coletados. A população oriunda dos setores coletados recebeu um tratamento de não resposta diferenciado. Já a parcela oriunda dos setores não totalmente coletados foi estimada por um método denominado de “Correção da Lista Prévia”. Uma vez estimada a população para um setor, por meio dessa metodologia, essa estimativa foi comparada com os dados coletados até o dia 25/12/2022, no mesmo setor. Caso a estimativa estivesse abaixo do total populacional coletado, a população considerada foi aquela coletada até o momento, com o respectivo tratamento de não resposta.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67