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Educação

Teia da Educação tem participação de 20 unidades escolares e 3 extensões da CRE-4 Coxim

A reunião técnico-pedagógica é uma realização da Secretaria de Estado de Educação

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Diretores, adjuntos, coordenadores, secretários escolares e representantes das Associações de Pais e Mestres de 20 unidades escolares e 3 extensões da Rede Estadual de Ensino (REE), jurisdicionadas pela Coordenadoria Regional de Educação CRE-4 de Coxim, participaram, na manhã desta terça-feira (21), da 6ª edição da Teia da Educação 2022 – “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”.

A reunião técnico-pedagógica é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (SED). Ela teve início em maio deste ano e já foi realizada com as CREs de Paranaíba, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina, Naviraí, Três Lagoas, na região metropolitana e em Campo Grande (Coges).

Em Coxim, a CRE-4 é coordenada pela professora Maira de Quevedo e adjunta Janete Cruz de Vitt, atende 11,4 mil estudantes das unidades jurisdicionadas da região, Alcinópolis: 1 escola; Costa Rica: 2 escolas; Coxim: 6 escolas e 1 extensão; Figueirão: 1 escola; Pedro Gomes: 2 escolas; Rio Negro: 1 escola; Rio Verde de Mato Grosso: 2 escolas; São Gabriel do Oeste: 4 escolas e 2 extensões; e Sonora: 1 escola.

Coordenadora da CRE-4, Maira Quevedo falou sobre a importância do evento. “É uma gratidão receber todos nesta reunião técnico-pedagógica, satisfatório reunir novamente, após pandemia, principalmente pelas orientações passadas pela Secretária Cecilia Motta e toda equipe da SED, no tocante a retrospectiva da gestão, conquistas e os avanços da educação de Mato Grosso do Sul, nossas 20 unidades e 3 extensões, juntamente com 11,4 mil estudantes atendidos só tem a ganhar com esta troca de experiência”.

Retrospectiva e desafios

Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta mencionou aos diretores, coordenadores e secretários escolares sobre o cenário da Educação no âmbito nacional e regional. Ela explanou sobre crise educacional e prejuízo da aprendizagem com impacto da pandemia, panorama mundial e obrigações constitucionais, bem como sobre retrospectiva dos desafios da Educação de Mato Grosso do Sul, desde início do Governo Reinaldo Azambuja.

Ao assumir a pasta da Educação, em 2015, ela tinha como desafio melhorar a aprendizagem dos estudantes de Mato Grosso do Sul, combater o abandono escolar, diminuir os índices de reprovação, oferecer formação continuada, passar do processo de ensino para processo de aprendizagem e melhorar a infraestrutura das escolas da REE e espaços de aprendizagem. “Nossa equipe encerra 2022 com a sensação do dever cumprido. O sentimento é de gratidão, obrigado a todos pelo empenho, se hoje somos referência nacional, foi devido dedicação de cada um dos servidores da REE”.

Secretária Cecilia falou sobre as conquistas e os novos desafios da Educação. “Todas nossas conquistas, somente tiveram êxito devido o empenho dos servidores, o regime de colaboração com outras instituições, política municipalista, implantação das Coordenadorias Regionais de Educação, ensino em tempo integral, através do programa Escola da Autoria e fortalecimento e autonomia na gestão escolar da Rede Estadual de Ensino”.

“Os nossos desafios, quando projetamos o futuro, são referentes a melhoria do IDEB das escolas, melhoria da conectividade da REE, modernização das bibliotecas escolares, renovação do parque tecnológico das escolas, ampliação das escolas de tempo integral, ampliação dos centros de educação profissional, criação do programa MS Matemática, ampliação do programa ‘Escola Segura, Família Forte’ para outros municípios, dentre outros”, finaliza.

Valorização

Mato Grosso do Sul tem hoje a maior remuneração dos professores entre as redes estaduais de ensino do Brasil. Em outubro está previsto novo reajuste e o salário vai chegar a R$ 10.318,00 por 40 horas aulas. A variação dos valores de 2015 a outubro de 2022 corresponderá a um aumento de 158,3%. A remuneração inicial competitiva é um dos principais fatores para atração de profissionais qualificados para a carreira do magistério de Mato Grosso do Sul.

De todas as redes estaduais do Brasil, a REE/MS é a que apresenta maior investimento por estudante do Ensino Médio, de acordo com dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).

Investimentos na Região

Ao todo, a região já contou com mais de R$ 26,6 milhões investidos pelo Governo de MS, em reformas e outras intervenções, desde o início da atual gestão, em Costa Rica: R$ 9,2 milhões; Coxim: R$ 6,2 milhões; Alcinópolis: R$ 3,4 milhões; Sonora: R$ 3,1 milhões; São Gabriel do Oeste: R$ 3,1 milhões; Rio Verde de Mato Grosso: R$ 1,2 milhões; Rio Negro: R$ 949 mil; Pedro Gomes: R$ 649 mil; Figueirão: R$ 332 mil.

Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, desde 2015, já foram investidos em infraestrutura nas unidades educacionais da REE mais de R$ 490 milhões. Das 348 unidades escolares da REE, 315 escolas estaduais já receberam investimentos, com mais de 720 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Estão previstos mais R$ 120 milhões para até o final deste ano.

Teia da Educação

Marca da atual gestão educacional de Mato Grosso do Sul, a 6ª Teia da Educação 2022 já passou por Paranaíba, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina, Naviraí, Três Lagoas, Metropolitana, Campo Grande (coges) e Coxim. As próximas reuniões serão realizadas nas CREs, Ponta Porã (23), Dourados (24) e Corumbá (29).

Com o tema “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, a iniciativa tem como escopo levar a equipe da SED para percorrer todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo palestras, orientações e atendimentos aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino das 348 unidades escolares.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

No mês de comemoração aos Povos Originários, escola mostra que não deixa cultura terena morrer

A escola é a única unidade da REME (Rede Municipal de Ensino) com a língua terena incluída no currículo escolar

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Abril é o mês de comemoração aos Povos Originários, e a Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira, localizada na Aldeia Marçal de Souza, bairro Tiradentes, em Campo Grande, realiza há 25 anos a Feira Indígena Cultural, com exposição do que é feito em sala de aula pelos alunos.

A escola é a única unidade da REME (Rede Municipal de Ensino) com a língua terena incluída no currículo escolar. A unidade tem 30% dos alunos indígenas, dos 305 matriculados.

Pais, mães e avós foram conhecer de perto o que os alunos desenvolveram de fevereiro até agora, com a produção de arco e flecha de madeira e papel, argila, desenhos e pinturas sobre a cultura terena.

A diarista Rosilene Catarina de Aquino é mãe de Alessandro, do 2º ano, estudante da escola há três anos. “Ele fala alguma coisa em terena e é muito legal a gente ver que a escola mantém essa cultura, a educação aqui é de primeira”.

Gisele Oliveira Souza é mãe de duas alunas da escola. A família se mudou de Coxim para Campo Grande no ano passado. “Eu as matriculei aqui e elas amam. Acho importante manter a cultura indígena. É interessante ter isso no currículo da escola, porque é a cultura que estão inserindo, o que é bom para elas aprenderem mais um tipo de cultura, de vivência”.

A aluna Ana Beatriz Candelária Cunha, de 7 anos, teve aulas de argila. “Foi a primeira vez que peguei na argila, fiz os potinhos da cultura terena, foi muito legal”.

Já Maisa Souza Mendes, de 8 anos, desenvolveu uma história sobre a cultura terena. “A gente leu o livro e depois contamos com o nosso jeito e fizemos ilustrações”.

O professor de língua terena, Elso Sobrinho, conta o que elaborou com os alunos em sala sendo apresentado na feira. “Fizemos vários projetos, que todo ano a gente sempre tem um tema diferente. Este ano é sobre as diferentes literaturas nas linguagens indígenas, tanto como afrodescendentes indígenas. Com isso, fizemos a exposição dos trabalhos dos alunos, que eles mesmos resolveram na sala de aula”.

Já a professora Ana Lílian Medeiros desenvolveu com os alunos sobre a lenda da mandioca, milho e algumas ervas medicinais. “A gente conseguiu agregar também vários conteúdos na sala de aula, fomos agregando na Língua Portuguesa e trabalhando em miscigenação com os outros conteúdos indígenas. Então assim, é muito fantástico essa cultura que eles já trazem desde criança, desde o berço”.

Segundo a diretora Maria Elisa Vila Maior, a comunidade lutou muito para instituir um projeto para valorizar e preservar a língua materna. “Desde então, esse projeto nasceu, paralelo ao histórico da nossa escola, e ele foi se desenvolvendo e evoluindo. Para chegar no formato que temos hoje como disciplina. Entendemos ser de grande relevância pedagógica trabalhar com as crianças, a importância da valorização, do reconhecimento de todas as culturas e de se trabalhar a questão da desconstrução de estereótipos. Então, isso que é tão importante anda em acordo com a nossa legislação, que visa preservar e prezar pelos direitos do exercício da cidadania de todos”.

 

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Com foco na inovação pedagógica escolar, Governo de MS promove seminário para coordenadores

O governador, Eduardo Riedel, participou da abertura do evento, realizado pela Fadeb/MS

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Com investimentos que superaram R$ 500 milhões em reformas e reestruturação em mais de 200 unidades da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado promove também, ações pedagógicas com foco na melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos.

Para atuar na formação do corpo docente, o Governo do Estado apoia o 1° Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para Coordenadores, para profissionais da rede pública municipal e estadual de ensino, que é realizado nesta segunda (22), em Campo Grande.

O governador, Eduardo Riedel, participou da abertura do evento, realizado pela Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul) e tem como objetivo promover a formação continuada dos coordenadores pedagógicos e incentivar a participação ativa diante dos desafios educacionais contemporâneos – com temas como liderança transformacional, equidade e qualidade na educação –, além de contribuir para a melhoria do ambiente escolar.

“Já são mais de 200 escolas completamente reestruturadas da rede estadual. Este ano a gente completa um ciclo, de 2023 e 2024, de mais de R$ 510 milhões investidos nesta reestruturação. A rede de ensino do Estado tem que ser vista como uma. Claro que cada município, diretor, escola, tem sua própria realidade e responsabilidades. Mas temos que enxergar o sistema funcionando o mais harmônico possível”, afirmou o governador na abertura do evento.

O projeto “Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para Coordenadores” é um conjunto de seminários presenciais e virtuais, além de oficinas pedagógicas com foco na inovação. O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, e a diretora-presidente da Fadeb/MS, Maria Cecília da Motta, também participaram do evento, que reuniu aproximadamente 800 pessoas de 66 municípios.

Educação em MS

Mato Grosso do Sul tem 349 unidades escolares, com 184 mil estudantes atendidos – sendo que 210 com oferta de ensino em tempo integral (pouco mais de 60% das unidades, com 39 mil alunos) –, em todos os 79 municípios.

A Rede Estadual de Ensino trabalha com 68 modalidades de cursos da educação profissional, para atender as demandas de acordo com a realidade de cada região. Os cursos são oferecidos em 76 municípios, e beneficiam mais de 18 mil estudantes.

Além do trabalho dentro da própria rede foi firmada a parceria com entidades como Senai para levar a oferta para o maior número possível de jovens nessa faixa etária, um exemplo disso é o Voucher Desenvolvedor 2024 que reservou o total de 400 vagas, das 540, para estudantes da REE do 2º e 3º ano do ensino médio.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Para melhoria pedagógica, Fadeb inicia seminário de formação para coordenadores escolares

A abertura contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel e também do secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

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Na manhã desta segunda-feira (22) a Fadeb-MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, sediada no polo de Ribeirão Preto – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), realizou a abertura do 1° Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para Coordenadores.

A abertura contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel e também do secretário de Estado de Educação, Hélio Daher. Na ocasião o governador afirmou que determinadas mudanças são feitas apenas por meio da educação e por isso é um dos pilares de sua gestão. “Entre 2023 e 2024 foram mais de R$ 510 milhões investidos na área da educação e vem mais investimentos por aí, a educação transforma”, afirmou Riedel.

Para a diretora-presidente da Fadeb-MS, Maria Cecília da Motta, os seminários têm o como intuito, proporcionar a atualização dos servidores públicos da educação, alavancando a aprendizagem no Estado. “A Fadeb é uma fundação que apoia a rede pública, tanto estadual quanto municipal, estamos fazendo um trabalho para alavancar a aprendizagem no Estado. No seminário temos coordenadores, diretores, secretários de 73 municípios, e também da rede estadual, e o objetivo maior desse evento é levantar o papel do coordenador pedagógico”, explicou Maria Cecília.

Elenice de Fátima Custódio, diretora da EM Professor Antônio Inácio Furtado Polo, do município de Figueirão, fez questão de participar desse
primeiro ciclo de seminários da Fadeb, e acredita que é se suma importância se atualizar e adquirir novos conhecimento. “Para mim é uma grande honra estar aqui inovando o meu trabalho, levar para minha escola, meus profissionais, essa inovação, para que possamos ter uma melhoria no ensino e no aprendizado. Isso para nós é muito gratificante, sempre inovar, sempre buscar conhecimento”.

O secretário Hélio Daher, explicou que a Fadeb foi pensada para ter esse nível de atuação, proporcionar debates e diminuir a burocracia. “A Fadeb é justamente a mão na massa, é aquela instituição do governo do Estado que faz acontecer, mesmo diante das burocracias, muitas vezes da falta de recurso, e mesmo assim ela faz a diferença e esse evento aqui é a um exemplo disso”, disse Daher.

O 1º Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para Coordenadores está dividido em três módulos, hoje (22) aconteceu o primeiro, no dia 20
de maio será realizado o segundo e em 10 de junho, o ciclo se encerra com o terceiro módulo. Os encontros são presenciais, no teatro Dom
Bosco, em Campo Grande.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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