Dia 22 de julho foi comemorado o Dia Internacional do Trabalho Doméstico, data que chama a atenção para a importância dos trabalhadores e melhores condições para o trabalhador de serviço doméstico. Em MS, o serviço cresceu 32% em um ano e profissionais relatam as experiências, estratégias e dificuldades do dia a dia do ofício.
Primeiramente é importante explicar que o trabalhador doméstico é aquele que presta serviços contínuos, onde o local de trabalho não tem fins lucrativos: como cozinheiro, governanta, babá, lavadeira, faxineiro, vigia, motorista particular, jardineiro, empregada doméstica, dentre outros.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostraram que o número de trabalhadores domésticos cresceu depois do período mais crítico da pandemia em Mato Grosso do Sul. Em 2019, o estado tinha 422 trabalhadores domésticos, enquanto em 2020, ano da pandemia, o número caiu para 364.
Em 2021, ainda segundo as informações do IBGE, o número aumentou 32%, saltando para 482 a quantidade desses profissionais no estado. No primeiro trimestre de 2022, já eram 95 trabalhadores.
As informações da Funtrab também mostram que os trabalhadores domésticos marcaram presença nas seleções de trabalho e o número de encaminhamentos para o mercado de trabalho através da fundação ultrapassaram os 2 mil direcionamentos.
(Fonte: Portal do Ms. Foto: Reprodução)