O Ministério da Saúde recomendou, na sexta-feira (15), que estados e municípios ampliem a aplicação da Coronavac para crianças de 3 a 5 anos. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) liberou, no sábado (16), os 79 municípios a iniciar a vacinação para a nova faixa etária.
Conforme a SES, os municípios possuem estoques suficientes do imunizante Coronavac para iniciar a campanha de vacinação e pontua que o início da aplicação está ao encargo de cada município.
Confira como está a situação em algumas cidades do estado:
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a imunização das crianças de 3 a 5 anos pode começar nesta semana, em Campo Grande. A secretaria ainda não divulgou a data exata do começo da vacinação.
Em Três Lagoas, leste do estado, as aplicações vão começar a partir de segunda (18). Conforme a prefeitura, o esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de 28 dias entre as aplicações.
A prefeitura orienta que a criança esteja acompanhada dos responsáveis legais. Caso contrário, é necessário encaminhar um representante acima de 18 anos, com documento de assentimento. Além do termo, a criança precisa estar com um documento oficial com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O ponto de vacinação vai ser em todas as unidades de saúde, de segunda à sexta, das 8h às 16h30, e nas USF Saúde na Hora Santo André, Atenas, Santa Rita, Vila Haro, Paranapungá, Jardim Maristela, Vila Piloto, Interlagos, São Carlos e Vila Nova, das 8h às 18h.
Na cidade que faz fronteira com o Paraguai, a definição do início da vacinação vai ocorrer após o Feriado de Aniversário da Cidade, celebrado em 18 de julho.
Em Ribas do Rio Pardo, as aplicações dos imunizantes no novo público podem começar na segunda-feira (18), no período da tarde.
Conforme a prefeitura da cidade, as doses devem chegar ao município nesta segunda-feira (18). Porém, não há horário previsto. Por esta razão, a vacinação para o novo público deve começar na terça-feira (19).
De acordo com a prefeitura, a vacinação nas crianças de 3 a 5 anos começa nesta segunda-feira (18) na cidade.
(Fonte: G1. Foto Reprodução)