Neste sábado (28), a Prefeitura de Campo Grande realiza plantão para vacinação e testagem. Os atendimentos acontecem nas unidades de saúde do Dona Neta, Coronel Antonino e Moreninha, de 7h30 às 17h, sem intervalo.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a primeira dose da vacina contra a Covid-19 continua disponível para todas as pessoas com 5 anos ou mais.
Aqueles que precisam tomar a sua segunda dose devem ficar atentos a data descrita no comprovante de vacinação. A carteirinha pode ser consultada pelo site:http://vacina.campogrande.ms.gov.br.A terceira dose está disponível para pessoas de 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses, assim como pessoas de 12 a 17 anos com imunocomprometimentos vacinadas há 28 dias.
Já a quarta dose é voltada a pessoas de 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde de qualquer idade e pessoas com imunocomprometimento de 18 anos ou mais vacinados há quatro meses.
Até o momento, 723,9 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose, o que representa 79.89% de toda a população campo-grandense. Destas, 684,9 mil tomaram a segunda dose, 368,1 mil a terceira e 84,5 mil a quarta. Ao todo já foram aproximadamente 1,8 milhão de doses aplicadas.
Vacinação contra a Influenza
Desde o dia 16 de maio, a vacinação contra a gripe está liberada para todos os públicos prioritários estimado em aproximadamente 295,2 mil pessoas. A meta é atingir 90% de cobertura.
Como estratégia para ampliar o acesso e a cobertura vacinal entre as crianças, a Prefeitura de Campo Grande iniciou na última semana a vacinação contra a Gripe em escolas da Rede Municipal de Educação (Reme). O trabalho é coordenado e executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e segue um cronograma pré-estabelecido entre a pasta e a direção das escolas.
Conforme dados do Serviço de Imunização da Sesau divulgados na sexta-feira (27), apenas 11.295 crianças de seis meses a menores de 5 anos foram vacinas, o que representa uma cobertura de 19,67%, considerando a população estimada em 57.428 pessoas nesta faixa-etária.
A vacina disponível no SUS foi atualizada e é eficaz contra o vírus da H3N2 que circulou no ano passado e infectou tantas pessoas antes mesmo do período mais crítico de contágio por vírus respiratórios. A vacina da Influenza protege contra a H1N1, H2N3 e Influenza B.
As maiores coberturas então entre os trabalhadores da saúde e os idosos, com 42,45% e 39,82%, respectivamente. Dentre os trabalhadores da saúde, 12.616 pessoas buscaram a vacina de um público estimado em 29.721. Já os idosos, foram 51.230 de uma população de 128,6 mil. O total geral entre os públicos prioritários é de 25,15%.
Quem deve se vacinar ?
Idosos com 60 anos ou mais
Trabalhadores da saúde
Crianças de seis meses a menores de cinco anos
Gestantes em qualquer idade gestacional
Puérperas até 45 dias pós-parto
Caminhoneiros
População indígena
Profissionais das forças armadas
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Trabalhadores da educação
Trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros
População com deficiências permanentes
População com comorbidades
Profissionais do sistema penitenciário
Profissionais portuários
População privada de liberdade
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas
(Com assessoria. Foto: Divulgação)