Estilo de vida, esporte, lazer, desafio físico, superação e pontuação para provas nacionais. Seja qual for a motivação, a segunda edição da Maratona de Campo Grande deve levar para as avenidas de Campo Grande mais de 2 mil corredores, segundo a expectativa da organização do evento, que tem o Patrocínio Master da MSGÁS.
Neste ano, o evento coincide com as comemorações dos 25 anos da companhia de Gás Natural de Mato Grosso do Sul, reforçando as ações socioambientais da empresa. Além da expectativa de mais de 2 mil inscritos nas provas, estima-se um público de aproximadamente 7 mil pessoas.
“Mais que um exercício físico individual em que as pessoas praticam o esporte como estilo de vida, a Maratona de Campo Grande dá visibilidade ao atletismo, congrega toda a população, crianças, jovens, adultos e idosos. É um grande evento de congraçamento e interação social, cultural e esportivo”, destaca o diretor-presidente da MSGÁS, Rui Pires dos Santos, lembrando que a empresa está cada vez mais reforçando seus compromissos socioambientais por meio de patrocínios ao esporte, lazer, cultura e atividades assistenciais.
“Há uma similaridade entre os objetivos. Da mesma forma que buscamos a competitividade empresarial, que nos impõe grandes desafios, novas tecnologias e inovação, os corredores, esportistas amadores ou profissionais, desafiam a si mesmo participando de provais mais longas, com maior velocidade. Acho que patrocinar uma maratona traz muitos ganhos para a comunidade, é capaz de envolver a sociedade, a iniciativa privada e os poderes públicos em um grande congraçamento”.
A Maratona
A Maratona de Campo Grande está sendo organizada para assegurar a participação das várias faixas de esportistas: Para os mais experientes, que se preparam com antecedência e gradativamente participam de provas mais longas, maratona de 21 km; aos corredores com preparação física moderada, uma distância 7 km, e a prova kids destinada às crianças de 3 a 13 anos.
O sentimento de conquista em realizar uma maratona, vencer o desafio do trajeto e das limitações, é motivador para todos os participantes.
A 2ª Maratona de Campo Grande será realizada no dia 2 de julho, mas a agenda de shows e palestras começam no dia 30 de junho.
A novidade este ano é a Cidade da Maratona, nos altos da avenida Afonso Pena, principal ‘point’ turístico de Campo Grande, uma área que agrega tudo que motiva a interação social, esportiva e cultural, como as pistas de caminhada, o Parque das Nações Indígenas e o Bioparque Pantanal.
Os procedimentos técnicos estão a cargo da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS). De acordo com o presidente da Federação, Ageu de Oliveira Pereira, os atletas poderão cronometrar seu tempo para se habilitarem a provas nacionais e obter pontuação para ACESSO AO Bolsa Atleta.
A organizadora do evento, Kassilene Cardadeiro, destaca que os idealizadores e os voluntários que participam da organização estão muito satisfeitos com a mobilização, apoio do poder público e da iniciativa privada e isso ficou muito evidente no lançamento da edição de 2023.
“Apresentamos o evento para a cidade, quais os aspectos positivos que a gente traz, impacto na economia. É um grande evento”.
“Quero destacar a iniciativa por nos proporcionar a oportunidade de participar como patrocinadores Master da prova, pela importância da Maratona de Campo Grande como indutora da prática esportiva, para o turismo e a cultura regional. Não podemos esquecer do apoio do Governo do Estado e da Commit, acionistas da MSGÁS”, diz o diretor-presidente da companhia de Gás Natural, Rui Pires dos Santos.
“Um evento dessa magnitude reúne competidores de Mato Grosso do Sul, do Brasil e até de fora, gerando também um grande fluxo turístico”, destaca o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Herculano Borges.
Serviço
A Maratona de Campo Grande é uma realização é da ADAC – Associação Desportiva Atletas de Cristo, com organização da Agência H2O Ecoturismo. Além do Patrocínio Master da MSGÁS, o evento tem o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Campo Grande.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)