Meio Ambiente

Projeto transforma alimentos impróprios em adubo 100% orgânico e gratuito

Em dois anos, Projeto Solo Fértil já produziu 650 toneladas de compostagem na Capital

Publicado

on

Projeto de compostagem da FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) já produziu 650 toneladas de adubo 100% orgânico em dois anos, informa a Prefeitura de Campo Grande nesta terça-feira (18). Vale ressaltar que o material é distribuído gratuitamente nas hortas comunitárias da Capital.

O composto é produzido na UTA (Unidade Técnica de Agricultura Urbana), espaço de 1.200 metros inaugurado em 2021. Para a compostagem são utilizados alimentos arrecadados por meio do Projeto Prato Colorido, que consiste em captar, classificar e manipular frutas, verduras e legumes que são repassados a comunidade que vive em situação de vulnerabilidade social.

Podas de árvores que caem devido ao mau tempo ou que danificam a rede elétrica do município e que precisam ser removidas pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) são trituradas e descartadas junto ao terreno, iniciando assim o processo da compostagem.

Conforme o engenheiro agrônomo Gilson Silveira Arévalo, responsável pelo projeto, uma análise feita no produto final constatou que o composto é rico em matéria orgânica, macro e micronutrientes, essenciais para o bom desenvolvimento da planta.

“Nosso foco é conscientizar e fomentar práticas sustentáveis, mostrando que todos podem ter, por meio do solo fértil, um alimento de qualidade. O descarte adequado do resíduo sólido diminui o impacto ambiental, a emissão de gases poluentes, como o metano, por exemplo, levando a preservação do meio ambiente.”, explica.

Descarte correto – Na Capital, a coleta seletiva de resíduo sólido, pode ser feita por meio de duas modalidades: a porta a porta (ou domiciliar) e em locais de entrega voluntária. Para encontrar o LEV mais próximo de sua residência, clique aqui.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile