Cidades

Procon/MS e CRMS/MS interditam clínica veterinária por irregularidades em Dourados

Durante fiscalização fiscais encontraram versos medicamentos de uso veterinário com prazo de validade vencido

Publicado

on

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) interditou clínica veterinária no município de Dourados, após serem encontradas irregularidades durante fiscalização.

O Procon/MS realizou ação conjunta com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) em Dourados para averiguar duas denúncias feitas ao CRMV em clínicas que constavam como irregulares.

Durante fiscalização na Clínica Veterinária Império Animal, no Jardim Flórida, os fiscais encontraram diversas irregularidades, como diversos medicamentos de uso veterinário com prazo de validade vencido, assim como medicamentos impróprios para o consumo, sem prazo de validade, fracionados indevidamente, sem identificação e mantidos abertos. Os medicamentos foram devidamente descartados.

Na clínica também foram detectadas situações que se enquadram como abuso de animais, uma vez que embora estivesse em funcionamento um centro cirúrgico no local, com animais operados, não foi apresentado medicamentos para emergência, como adrenalina e atropina, que são exigências mínimas, para o funcionamento de um centro veterinário 24 horas, assim como não foram apresentadas notas fiscais de aquisição de anestésicos.

Também não foram encontrados no local medicamentos de uso controlado fundamentais para o tipo de serviço prestado, ficando o questionamento quanto à sedação adequada dos animais para os procedimentos realizados pela clínica. No local foram encontrados vazamentos de água em situação de chuva, com fiação exposta a água, ausência total de ventilação e ausência de esterilização do ambiente, assim como ausência de equipamento exigido. No local também foi constatado que os animais com doenças infecto-contagiosas estavam internados junto com outros animais internados, sem nenhum tipo de separação.

A Clínica Veterinária Império Animal não possui a autorização do CRMV/MS para operar em caráter emergencial e para funcionar por 24 horas. O local também não possuía uma responsável técnica veterinária presente. Diante dos fatos, o Procon/MS e CRMV suspenderam o funcionamento do local.

No segundo estabelecimento fiscalizado foi constatado a regularidade cadastral junto aos Órgãos competentes e também havia sanado todas as irregularidades.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile