fbpx
Connect with us

Cidades

Prefeitura segue com vacinação Antirrábica itinerante nos bairros de Dourados

Dourados tem aproximadamente 65 mil cães e 25 mil gatos, a meta é vacinar pelo menos 80% desse total

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) está realizando a Campanha de Vacinação Antirrábica. O imunizante é gratuito com reforço anual em dose única aplicada em cães e gatos com idade acima de três meses de idade.

Segundo o médico veterinário Luís Carlos Luciano Júnior, a estimativa do CCZ é que Dourados tenha aproximadamente 65 mil cães e 25 mil gatos. “Nossa meta é vacinarmos pelo menos 80% desse total até o final deste ano”, explica o coordenador do CCZ.

As equipes do CCZ estão trabalhando de forma itinerante nos bairros e distritos do município para facilitar o acesso à vacina. Durante esta semana os agentes visitam os bairros Jardim Itália, Jardim Cuiabazinho, Jardim Independência, Vila Almeida, Vila Hilda, Jardim Londrina, Vila Erondina e imediações.

No sábado (25), o CCZ terá 3 pontos fixos para a vacinação:

Preço Bom da Ração

Rua Dom João VI, nº 1770  – Jardim Monte Líbano

Horário: das 8h às 12h.

Pet & You

Rua Albino Torraca, nº 842 – Centro – em frente ao Supermercado Abevê

Horário: das 8h às 12h.

Ação Cidadania (SESI) 

Jorjão – Complexo Jorge Antônio Salomão – Jardim Água Boa

Horário: das 8h às 15h.

Vale ressaltar que a aplicação da dose é feita pelo agente do CZZ, não é permitido levar a vacina para casa.

Serviço

Embora a campanha vá passar pelos bairros da cidade, o CCZ mantém vacinação permanente, na rua Vicente Lara, 855, Jardim Guaicurus. Basta levar o animal de estimação que será vacinado. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13 às 17h.

Outras informações são fornecidas pelos telefones 3411-7753 e 99960-9028 (whatsapp).

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Campanha contra maus-tratos aos animais terá evento em escola e três cidades

As ações começam no dia 1º de abril (segunda-feira) na Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande

Publicado

on

A campanha do Abril Laranja para conscientização das pessoas contra os maus-tratos aos animais começará no próximo dia 1º (segunda-feira). O evento que abrirá o mês será uma palestra para estudantes da Escola Estadual Joaquim Murtinho, localizada no Centro de Campo Grande, às 10h.

Este ano é o quarto consecutivo em que o grupo de apoio à causa animal promove as ações. Além da palestra na escola, o calendário ainda prevê para a próxima semana uma feira de adoção na segunda (1º), terça (2) e quarta (3) no Pátio Central Shopping, no Centro da Capital. A mesma feira ocorrerá na sexta (5), no supermercado Comper da Avenida Eduardo Elias Zahran.

Um dos organizadores é Bruno Nóbrega, ele explica que a campanha do Abril Laranja surgiu nos Estados Unidos no começo do século. A criadora foi a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, em inglês).

Ele está apoiando a causa animal há cerca de 10 anos. Desde a primeira edição do Abril Laranja em Mato Grosso do Sul em 2021, Bruno faz parte. O lema para este ano envolve os pilares: “Livre de fome, livre de sede, livre de desconforto e livre para expressar os comportamentos naturais”.

Ao longo dos anos dedicados à proteção dos animais, ele cita que muitas histórias o marcaram. Uma delas envolveu o abandono de alguns filhotes próximo ao Estádio Jacques da Luz, na região das Moreninhas. “Chegou para nós uma ninhada com cinco ou seis filhotes abandonados. Outra vez resgatamos cachorros que caíram em um buraco”.

Para este ano, ao menos mais duas cidades receberão eventos do Abril Laranja. São elas: Dourados e Ponta Porã. Bruno complementou que busca ainda expandir para outras cidades.

Os apoiadores desta edição são o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campo Grande, PMA (Polícia Militar Ambiental), Polícia Militar, Governo do Estado e o deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD).

Para quem encontrar animais em situação de maus-tratos, pode entrar em contato com a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) pelo número (67) 99182-1700 e a PMA pelo número (67) 3357-1500.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira nos parques de Dourados

Secretaria de Agricultura Familiar fez a soltura de aproximadamente 3,6 toneladas de peixes nos três lagos

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados abre, nesta quinta-feira (28), o III Pesque e Leve da Semana Santa. Neste ano, além do Parque Antenor Martins, a pescaria será permitida também nos dois lagos do Parque Rego D’Água até o próximo domingo (31). Nesta segunda (25), a Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) fez a soltura de aproximadamente 3,6 toneladas de peixes nos três lagos.

A espécie predominante é de pacu, mas alguns exemplares de curimba e pintado também foram despejados, que se juntam aos peixes já presentes nos lagos de ações anteriores. Além disso, os canais ou valetas do Parque do Lago receberam exemplares de carpas, mas essas apenas para ornamentação e não poderão ser capturadas.

Segundo a Semafes, algumas regras devem ser seguidas para a prática durante os quatro dias, entre elas a limitação de duas linhas na água por pescador e a proibição de se utilizar qualquer outro apetrecho de pesca  em desacordo com a legislação, como redes, tarrafas , joão bobo, espinhel, ou equipamentos eletrônicos.

Além disso, serão permitidos três exemplares de peixe por pessoa. “Vamos contar com o suporte da Guarda Municipal de Dourados para garantir a segurança nos locais e ainda permitir que todos possam participar, dentro das regras estabelecidas”, explica o secretário de Agricultura Familiar, Joaquim Soares.

Confira abaixo todas as regras para o Pesque e Leve:

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Governo Federal acompanha projetos de acolhimento a imigrantes e refugiados em Dourados

Dourados é uma das cidades que mais tem contribuído para a interiorização dos imigrantes e refugiados no Brasil

Publicado

on

Dourados é uma das cidades que mais tem acolhido imigrantes nos últimos anos e a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, desenvolve um importante trabalho de integração e socialização desses grupos, para promover melhores condições de vida, trabalho e estudo para em nossa comunidade. Nesta terça-feira (26/3), equipes do Governo Federal estão na cidade para discutir políticas públicas e imigração.

Representantes da OIM (Organização Internacional para as Migrações) e a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) participaram de uma reunião durante a manhã, com a secretária de Semas, Fabiana Baggio, que apresentou os trabalhos realizados no “Projeto Bienvenido”, um plano de ação destinado ao atendimento socioassistencial de imigrantes ou refugiados da Venezuela.

“Dourados tem por característica ser uma cidade acolhedora e se destaca com a quarta maior comunidade de imigrantes venezuelanos do Brasil. No “Bienvenido” realizamos diversas ações para interiorizar essas pessoas, como a regularização de documentos; atendimento técnico com psicóloga e assistência social; acompanhamento familiar e várias oficinas temáticas buscando a integração”, afirma a secretária.

A coordenadora de Serviços de Acolhimento na MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Niusarete Margarida Lima, conta que atualmente o Brasil recebe de 400 a 500 pessoas por dia na fronteira com a Venezuela, em Pacaraima (RR). Ao todo, cerca de 158 mil venezuelanos foram interiorizados no país, sendo Dourados uma das cidades que mais contribui com esse processo.

“Eu agradeço a secretaria por nos receber, estamos aqui no intuito de ver as ações que a cidade tem desenvolvido imigrantes e refugiados, por que Dourados é um dos municípios do Brasil que mais tem recebido essas pessoas, principalmente vindos da Venezuela. Nós temos essa parceria com a Semas e estamos aqui para contribuir para o fortalecimento dos entes federados, apoiar as equipes locais e garantir que estejam preparados para receber e acolher as pessoas. Estamos muito felizes com as ações aqui, obrigado a Semas por nos receber e, principalmente, obrigado aos douradenses por acolher essas pessoas que tanto precisam”, ressalta.

Durante a tarde a equipe realiza visita técnica aos projetos desempenhados em Dourados.

O Projeto Bienvenido conta com quatro equipes que atendem nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) Jóquei Clube, Guaicurus, Canaã I, Parque do Lago, Cachoeirinha, na Casa da Acolhida e no Núcleo do Projeto, na região central da cidade. Os atendimentos são de segunda a quarta-feira, das 7h às 13h. Para mais informações basta procurar o Cras da região pertencente ou o Núcleo do Projeto Bienvenido, na Casa dos Conselhos, à rua João Rosa Góes, n° 395, Centro.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67