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Cidades

Prefeitura da Capital entrega veículos e equipamentos para Conselho Tutelar e Centro Dia

O veículo e os equipamentos foram enviados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

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A  prefeitura de Campo Grande realizou nesta sexta-feira (27), a entrega de equipamentos como TV’s e veículos para Conselho Tutelar e Centro Dia, com intuito de reforçar a agilidade e conforto no atendimento. Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), foram entregues um veículo Fiat Cronos para o 4º Conselho Tutelar da região Bandeira, além de um kit contendo uma TV 50 polegadas e cinco computadores completos.

O veículo e os equipamentos foram enviados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Também foi entregue um Chevrolet Spin Premier, adquirido com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social, que é gerido pela SAS. O veículo será utilizado pelo Centro de Referência para Pessoas com Deficiência e suas Famílias (Centro Dia PCD), localizado no bairro Vilas Boas, e visa a otimização dos processos de trabalho dos profissionais da unidade e o transporte dos 95 usuários com deficiência atendidos no local.

Durante a entrega das chaves, a prefeita Adriane Lopes ressaltou a evolução da política de atendimento às pessoas em vulnerabilidade. “Desde o início da gestão avançamos a cada dia. Quando assumimos em 2017 os Conselhos Tutelares estavam em uma situação difícil, mas já naquela época o primeiro passo foi dado e estamos em uma construção ao longo desses anos, equipando e buscando melhorias para a política de assistência social e também para os Conselhos. Cada um desses profissionais tem a sua importância na construção das políticas públicas, ajudando Campo Grande a ser referência para o Brasil”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, agradeceu a parceria e o empenho da gestão em acompanhar as demandas do setor. “Somos muito gratos por essa dedicação da Prefeita, que sempre teve a visão humanitária. Ainda virão outros kits para os demais Conselhos e faremos essas entregas também”, afirmou.

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Christina Gomes de Oliveira, a entrega dos veículos e equipamentos valoriza a rede de apoio às pessoas em vulnerabilidade. “Trabalhamos juntos para fortalecer esses profissionais que estão em campo, por isso agradecemos a sensibilidade da prefeita em contribuir e agregar com esse trabalho”, pontuou.

A coordenadora do 4º Conselho Tutelar, Gleise Melo, enfatizou que o investimento reflete diretamente no sucesso das ações. “Nossa missão é zelar pelos direitos violados das crianças. Essa estrutura ajuda a deixar as políticas públicas mais ágeis”, destacou.

Atendimento

Os veículos já estão emplacados e adesivados, prontos para uso imediato. Um detalhe importante que irá reforçar a segurança das crianças transportadas pelo veículo entregue ao 4º Conselho Tutelar, é uma cadeira para crianças de até 36 quilos, também enviada junto com o veículo. O dispositivo, acoplado no banco traseiro, é uma exigência da legislação de trânsito.

Já a Spin Premier enviada ao Centro Dia PCD dispõe de sete lugares e vai agilizar o transporte dos usuários da unidade, que conta também com uma van de 15 lugares. O novo veículo ainda irá atender a demanda dos profissionais, além de contribuir com o transporte das pessoas que frequentam o Centro Dia e são atendidas em entidades e órgãos parceiros da Rede Municipal de Assistência Social.

O local conta com uma equipe multiprofissional que oferta orientações, encaminhamentos para outros serviços e cuidados pessoais que visam promover a qualidade de vida, autonomia e independência. Há ainda um serviço de locomoção que busca as pessoas que não tem como ir para a unidade e que agora recebeu reforço com o novo veículo.

“Estamos muito felizes com essa aquisição porque significa mais conforto para nossos usuários”, enfatizou a coordenadora da unidade, Ninfa Antônia Fernandes Gonçalves.

A solenidade de entrega dos veículos e equipamentos contou com a presença de profissionais e superintendentes da SAS, secretários da gestão e representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e conselheiros tutelares.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Cidades

Escolas, postos de saúde e espaços públicos recebem mutirão de limpeza

As ações prosseguem nos próximos dias.

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A Prefeitura de Dourados está realizando um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade, com ênfase nas escolas municipais, diante da proximidade da volta às aulas, e também em unidades de saúde e equipamentos públicos. Nesta primeira quinzena de janeiro, atendendo determinação do prefeito Marçal Filho, as equipes da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) atuaram de forma intensa com roçada, poda e/ou supressão de árvores, pintura e outros serviços que têm impactado em asseio e beleza no município. As ações prosseguem nos próximos dias.

Nesta quinta-feira (16), equipes da Semsur concentram os trabalhos na Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, Ceim (Centro de Educação Municipal Infantil) Ivo Benedito, no distrito de Itahum, Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, Parque Rego D’Água, Praça do Transbordo, Ceper do 3º Plano, e nas avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres.

Já foram atendidas as escolas municipais Frei Eucário Schmitt,  Armando Campos Belo, Aurora Pedroso de Camargo, Professora Maria da Conceição Angélica e Sócrates Câmara. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o estádio Frédis Saldivar (Douradão), o Centro de Convivência do Idoso “Andre´s Chamorro” , o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura também receberam os serviços. Além desses locais, o quadrilátero central entre as ruas Monte Alegre e Cuiabá e Toshinobu Katayama e Albino Torraca contou com as intervenções.

O prefeito Marçal Filho ressalta que os serviços são uma necessidade eminente no município e além de levarem mais asseio e beleza aos locais, geram impacto positivo em outros pontos, como saúde pública, por exemplo. “Encontramos o centro da cidade com o mato muito alto, condições críticas de limpeza, o que também era notório em espaços públicos”, ressalta Marçal Filho. “Logo no dia 2 começamos os serviços que estão mudando o aspecto da nossa cidade e ainda ajudam a prevenir infestação de insetos, mosquito da dengue e animais peçonhentos”, destaca o prefeito.

As ações continuarão de forma intensificada na área urbana e na área rural do município levando os serviços de limpeza, poda de árvores, pintura, conforme as necessidades de cada local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Marçal consegue reverter no TCE perda de 3 mil vagas na Educação

Marçal Filho destaca os esforços junto ao Tribunal de Contas do Estado para reverter a perda das 3 mil vagas na Educação em Dourados

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Em tempo recorde, com apenas 9 dias úteis de trabalho à frente da Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal Filho e sua equipe jurídica conseguiram reverter no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a perda de 3 mil vagas na educação infantil em razão de erros grosseiros cometidos pela gestão anterior na contratação de escolas conveniadas. A irresponsabilidade do governo passado foi atestada pela Divisão de Fiscalização de Educação do TCE, que apontou erros graves, como a omissão em relação ao formato de distribuição de merenda escolar, uniformes, material didático e pedagógico para as crianças.

O Tribunal de Contas do Estado apontou ainda que o contrato da governo passado não previa a avaliação da aptidão das escolas para a prestação de serviços de educação infantil e ainda criava notas para classificá-las com o objetivo de excluir as escolas que estiverem acima do número de vagas solicitadas. Ainda segundo o TCE, o contrato barrado pela Divisão de Contas do Estado eliminava a possibilidade de entrada de novas escolas interessadas em firmar convênio com o município, comprometendo a isonomia na contratação das instituições.

Após tomar posse, em 1 de janeiro, o prefeito Marçal Filho foi informado que o Tribunal de Contas do Estado havia concedido liminar ao Ministério Público de Contas no dia 27 de dezembro de 2024 suspendendo a contração das 3 mil vagas juntos às escolas e creches particulares de Dourados. “Essa notícia caiu como uma bomba para nosso governo e, também, para os pais das crianças já que é público e notório que a Rede Municipal de Ensino encerrou 2024 com um déficit de mais de 1.000 vagas na educação infantil e caso se confirmasse a perda dessas 3.000 vagas conveniadas a situação ficaria insustentável”, enfatiza Marçal Filho.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito na primeira semana de governo foi bater às portas do Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande, acompanhado pela equipe jurídica do município para revogar a liminar que suspendeu o processo de contratação das 3.000 vagas. “Demonstramos no processo do TCE que os problemas criados no contrato pelo governo passado seriam corrigidos pelo nosso governo e que a manutenção da liminar iria causar um prejuízo gigantesco para a Educação em Dourados, já que o município não teria como criar milhares de vagas no espaço de 30 dias”, explica Marçal.

Para corrigir os problemas no contrato do governo anterior, o prefeito determinou a adoção de critérios transparentes para o envio de merenda escolar às entidades filantrópicas que forem contratadas, enquanto as escolas não filantrópicas ficariam responsáveis pelo fornecimento da merenda por conta própria. O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a responsabilidade pelo fornecimento dos kits de material escolar e que as escolas contratadas pelo município ficariam responsáveis pelo fornecimento dos uniformes escolares.

Ao receber a manifestação da Prefeitura de Dourados no processo que havia barrado liminarmente a contratação das 3.000 vagas, o conselheiro Flávio Kayatt decidiu pela revogação da liminar e determinou a exclusão do edital da previsão de classificação com o objetivo de excluir instituições da contratação, bem como pela manutenção do credenciamento de novas escolas e creches particulares durante todo o ano letivo de 2025.

O prefeito Marçal Filho recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal de Contas do Estado ao mesmo tempo em que lamenta a falta de planejamento das gestões anteriores que não investiram na construção de novas escolas municipais e, muito menos, em creches. “Estamos mobilizando esforços para receber o maior número possível de crianças neste ano letivo, mas infelizmente não teremos como garantir vagas para todas elas”, alerta. “No Censo de 2010 Dourados tinha 173.647 habitantes, chegou a 243.367 habitantes no Censo 2022 e no final do ano passado o IBGE apontou uma população de mais de 261 mil pessoas, ou seja, a cidade ganhou 17.273 habitantes em apenas 2 anos e quantas escolas foram construídas nesse período?”, questiona o prefeito.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Cidades

Prefeitura de Dourados convoca empresas do transporte escolar para vistoria dos veículos

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.

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A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), publicou portaria convocando as empresas proprietárias de Vans utilizadas no transporte de estudantes para a vistoria nos veículos. A fiscalização inicia na segunda-feira, dia 20, e se estende até o dia 31 de janeiro, sempre das 7h30 às 12h30.

A Agetran informa que a vistoria é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e suas autorizadas. Após essa etapa, o documento emitido deve ser apresentado na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada à Rua Vivaldi de Oliveira, número 5795, Jardim Márcia.

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
Na vistoria, deve ser entregue apresentado o documento do veículo, cópia da vistoria do Detran, documentos do proprietário, motorista e monitor, certificado do curso de transporte escolar dos motoristas e monitores, certidões negativas civil e criminal do proprietário, motorista e monitor e seguro de passageiros.

O não comparecimento no prazo determinado poderá acarretar sanções administrativas na Lei Municipal n° 2174, de 31 de março de 1998 e Decreto Municipal n° 434, de 17 de agosto de 2001. A não realização da vistoria será considerada serviço clandestino, que é ilegal. Em caso de dúvidas e outras informações, os interessados podem entrar em contato no telefone 2222-1204.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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