Nesta última quinta-feira (21), Porto Murtinho recebeu a visita de uma caravana especial composta por 57 diretores e supervisores de instituições advindas do país vizinho – Paraguay.
Com o objetivo de trocar aprendizados e experienciar de perto as estratégias e formas de educação adotadas pelo nosso município, o grupo visitou as escolas Thomaz Laranjeiras, E.M Bonifácio Gomes e E.M Cívico Militar de Porto Murtinho, além de realizarem um tour pela cidade.
Encantados com o projeto de empreendedorismo implantado nos ensinos fundamentais da Escola Thomaz Larangeiras – uma ação do Programa Cidade Empreendedora que busca incentivar os alunos a quebrar paradigmas e desenvolver habilidades empreendedoras – a equipe conversou com professores e alunos, adquirindo e compartilhando insights sobre o projeto.
A E.M Bonifácio Gomes também os recebeu alegremente, com direito a um coffee break e visitas em salas de aulas, descobrindo diversos pontos em comum entre a educação brasileira e paraguaia.
No período da tarde, a Escola Cívico Militar promoveu uma apresentação, com participação especial da banda musical, para os visitantes, que mostraram admiração pela belíssima ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, elogiando a equipe e professores pelo comprometimento em aflorar o patriotismo dos mais jovens.
Interessados no desenvolvimento do município e expectativas futuras, dentro do contexto da Rota Bioceânica, visitaram o espaço Vicari, sendo recebidos pelo empreendedor Neodi Vicari, que decorreu sobre seus empreendimentos e as esperanças para a cidade aos visitantes paraguaios.
Encerrando o dia, se encontraram com o Prefeito Nelson Cintra, nas dependências da Prefeitura Municipal, agradecendo pela receptividade do povo murtinhense e parabenizando o prefeito pela ótima gestão da cidade. Na oportunidade, Cintra presenteou simbolicamente o representante do grupo – Wilmer Wiebe, com um artesanato da região e fortaleceu a amizade entre os países vizinhos, enfatizando que o município estará de portas abertas para recebê-los.