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Economia

Pesquisa do Procon aponta aumento de 1,76% na cesta básica de Dourados

Levantamento observou que 13 produtos apresentaram diferença superior a 100% entre o maior e menor preço

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A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), realizou, nesta segunda-feira (3), nova pesquisa de preços dos itens que compõem a cesta básica em 12 supermercados do município. No geral, houve aumento de 1,76% no valor médio em relação ao levantamento feito no mês passado.

Foram coletados preços de 29 produtos e o levantamento apontou variação significativa de um estabelecimento para outro. A maior diferença é de 261,59%, encontrada no sabonete de 90g, que no supermercado com menor preço foi encontrado a R$ 1,38 e custava R$ 4,99 no local que vendia o produto mais caro, representando

Outros produtos com variação entre estabelecimentos superior a 200% foram: erva-mate de 500 g (235,45%); fubá de 1 kg (231,16%) e papel higiênico de quatro unidades (228,51%).

O levantamento também observou que mais nove itens apresentaram diferença superior a 100% entre o maior e menor preço. O sabão em pó de 800 g, por exemplo, foi encontrado a R$ 5,29 em determinado supermercado e a R$ 13,99 em outro, variação de 164,46%. Os demais itens desse grupo são: margarina de 500 g (154,29% de variação); sal de 1 kg (153,39%); farinha de mandioca 1 kg (142,19%); creme dental 90 g (137,37%); extrato de tomate 340 g (131,78%); alho 200 g (119,31%); esponja de aço com oito unidades (113,10%) e café 500 g (106,38%).

O Procon recomenda que o consumidor deve ficar atento às especificações contidas na embalagem, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto. Em caso de dúvida ou reclamação basta entrar em contato pelos telefones 151, 3411-7792 e 2222-1650 ou enviar mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br.

Também existe o link oficial de reclamações e denúncias, você pode acessar clicando aqui.

Confira a entrevista completa:

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Economia

Endividamento das famílias registra leve recuo em novembro

Segundo a pesquisa, 30,5% dos entrevistados têm contas em atraso e 12,3% não terão condições de pagar as dívidas atrasadas

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A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que no mês de novembro, em Campo Grande, o índice de famílias endividadas com cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros teve um leve recuo e fechou em 65,2% frente a 65,3% em outubro.

Segundo a pesquisa, 30,5% dos entrevistados têm contas em atraso e 12,3% não terão condições de pagar as dívidas atrasadas. Quanto aos principais meios de endividamento estão o cartão de crédito, que responde por 75,2%, seguido dos carnês (20,7%) e financiamento de casa (09%).

“É importante lembrarmos que o endividamento por si não é algo ruim, desde que esteja programado no orçamento e não implique em inadimplência. A compra a prazo é uma modalidade importante e aquece a economia. E chegamos em um momento importante, com as vendas de fim de ano e a injeção do 13º salário, o que ajuda a equilibrar estas contas”, explica a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF/MS), Regiane Dedé de Oliveira.

Confira o estudo em anexo:   PEIC_novembro

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Economia

Como preparar seu comércio para o Natal: dicas infalíveis para um Natal de sucesso!

Decore, Encante e Venda Mais: Seu Guia Completo para um Natal de Sucesso

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O Natal está chegando e com ele a expectativa de um aumento nas vendas! Se você é um empresário do comércio, sabe que essa é a época mais importante do ano. E vale lembrar que estão previstos o aporte de R$ 1,27 bilhões na economia de MS só com as vendas para o período de festas, segundo a pesquisa da Fecomércio MS.

Para te ajudar a se destacar da concorrência e garantir um Natal de sucesso, separamos algumas dicas inspiradas nas últimas tendências do varejo mundial e nas melhores práticas compartilhadas por experts como Caio Camargo.

Prepare-se para encantar seus clientes e impulsionar suas vendas com as seguintes estratégias:

  1. Um convite à magia!

A decoração é o cartão de visitas do seu comércio e, nesta época do ano, torna-se um charme a mais. Invista em elementos que encantem tanto crianças quanto adultos, criando uma atmosfera mágica e convidativa. Use cores, luzes piscantes, enfeites personalizados e elementos que remetem à tradição natalina.

Dica extra: Explore temas como a sustentabilidade e a inclusão, utilizando materiais reciclados e representando a diversidade.

  1. Crie um espaço instagramável

As redes sociais são as grandes protagonistas do mundo digital e o Natal é a época perfeita para viralizar. Crie um espaço decorado especialmente para fotos, com elementos que chamem a atenção e estimulem seus clientes a registrar esse momento especial. Estimule a divulgação espontânea.

Incentive a criação de hashtags personalizadas e ofereça prêmios para as fotos mais criativas. Ao compartilhar suas fotos, os clientes se tornam verdadeiros embaixadores da sua marca, aumentando a visibilidade do seu negócio.

  1. Crie kits e combos de presente

Facilite a vida dos seus clientes e aumente o ticket médio das suas vendas com a criação de kits e combos de presente. Ofereça opções variadas e para todos os bolsos, com descontos progressivos ou promoções do tipo “leve 3, pague 2”.

Dica extra: Personalize os kits com embalagens especiais e mensagens personalizadas.

  1. Aumente as vendas!

A disposição dos produtos nas gôndolas pode influenciar significativamente o comportamento de compra dos seus clientes. Posicione os itens de maior demanda próximos ao caixa ou em locais de grande visibilidade, como as ilhas promocionais.

Explore a técnica do cross-selling e upselling, oferecendo produtos complementares ou versões mais sofisticadas dos itens que o cliente já está levando.

  1. Cuide do Estoque

Analise as vendas anteriores e estoque os produtos mais vendidos, evitando excessos.

 6. Ofereça um Serviço Extra

Surpreenda seus clientes com serviços como entrega rápida, embalagens e montagem diferenciadas de presentes.

Lembre-se: O Natal é uma época de celebração e de fortalecer os laços com seus clientes. Ao oferecer uma experiência de compra única e personalizada, você estará construindo uma relação duradoura e fidelizando seus consumidores.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe nosso site e fique atualizado no que há de tendência e novidade no varejo.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Economia

Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix

Resolução entra em vigor no dia 3 de fevereiro

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Os boletos de pagamento poderão ser pagos não apenas por código de barra, mas por meio de outros instrumentos, como o Pix. O Banco Central (BC) aprovou nesta quinta-feira (12) resolução que moderniza o tradicional boleto.

Embora a resolução só entre em vigor em 3 de fevereiro, os boletos poderão conter, desde já, um código QR específico para o pagamento. O recurso, informou o BC, será oferecido de forma experimental até que a regulamentação sobre o assunto seja aprofundada em 2025.

Com o código QR, basta o usuário apontar o celular e concluir a transação. A grande vantagem de pagamento via Pix é que a operação é compensada instantaneamente, sem a necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.

O BC também criou a modalidade de boleto de cobrança dinâmico (ou boleto dinâmico). Segundo o órgão, a ferramenta trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei 13.775, de 20 de dezembro de 2018.

Como esses títulos podem ser negociados, o BC considera fundamental garantir a segurança, tanto para o pagador quanto para o credor, de que os pagamentos serão destinados ao legitimo detentor de direitos. Para assegurar a destinação correta dos pagamentos automáticos, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.

Segundo o BC, a criação do boleto dinâmico representa enorme avanço para modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.

“Em relação às duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que, se utilizando do mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título, que não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos”, explicou o órgão em nota.

Como os sistemas de escrituração ou de registro que darão suporte digital a esses títulos ou ativos ainda estão em implementação, o boleto dinâmico deverá ser adotado em até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas.

 

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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