Economia

Novos tempos e novas conexões: Pandemia fez crescer o número de usuários de Internet

Evento abordará o tema com especialistas do setor de todo o País; Epims acontece em novembro, em Campo Grande

Publicado

on

Novos tempos, novos hábitos. A pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, alterou completamente a rotina da população mundial e a Internet se tornou uma das principais – ou a principal ferramenta de comunicação entre as pessoas.

Além disso, o modo de trabalhar também se adequou à nova realidade, já que o trabalho remoto, aquele realizado em casa, seria praticamente impossível sem a conexão.

Segundo a Pesquisa TIC Domicílios, divulgada em junho deste ano, 81% da população brasileira acessou a Internet em 2021 – segundo ano da pandemia. Este percentual aponta crescimento de sete pontos em número de usuários, comparado a 2019, quanto 74% da população brasileira acessou o universo virtual.

Entre as regiões onde mais houve acesso, o Centro-Oeste, Sul e Norte foram as que registraram maior número de pessoas conectadas. E deste total, 70% dos usuários realizou pesquisas ou buscou informações sobre serviços públicos e cerca de 45%, realizou compras ou adquiriu serviços.

O acesso à Internet só é possível graças aos provedores de Internet – empresas que atuam no segmento para que a população tenha o sinal para se conectar. Em Mato Grosso do Sul, a APIMS (Associação de provedores de Internet de MS), desenvolve importante trabalho para que todas as regiões seja bairro, área rural, Capital ou interior, conte com serviços de qualidade.

“Enquanto muitas áreas e segmentos paralisaram ou reduziram suas atividades durante a pandemia, os provedores de internet enfrentaram uma nova realidade, com uma demanda maior de usuários e logo, um volume muito maior de pontos instalados. No período, no Brasil, o crescimento foi de 25%, segundo dados do IBGE,  Mato Grosso do Sul é o quinto estado com maior número de internautas, em 2017 74,6% das residências no estado já tinham acesso a internet, hoje, de acordo com indicadores da Agência Brasil de 2021,  estima-se que esse número esteja muito próximo a 85% com algum tipo de conexão”, esclarece o presidente da APIMS, Dario Burda Junior.

Segundo o presidente, essa nova realidade deve permanecer, já que muitas empresas e entidades aderiram ao ‘Home Office’ e a compra on-line se mostrou forte.

“O que vemos hoje é uma nova realidade, onde o virtual se fortaleceu, mostrando muito além do entretenimento, a Internet possibilita um universo de possibilidades e serviços e o tema merece atenção, já que o fortalecimento do virtual é um novo conceito de vida”, pontua.

EPIMS 2022 – para discutir e fomentar o mercado da Internet em Mato Grosso do Sul, a APIMS realiza nos dias 9 e 10 de novembro de 2022, a segunda edição do EPIMS (Encontro de Provedores de Internet de MS). Maior e muito mais estruturado, o EPIMS 2022 acontece em Campo Grande (MS), com cerca de 50 expositores representando as melhores e mais creditadas marcas do segmento tecnológico do País. Com expectativa de 1 mil participantes, palestrantes renomados integram a programação do evento que nesta edição traz o tema: Consumo, Mercado e Crescimento do Setor, que traz a nova perspectiva da atuação dos provedores de Internet no Brasil, sua importância e o quanto o novo mercado trouxe novas oportunidades e impulsionou grandes mudanças para quem atua no segmento.

Saiba mais em: https://epims.com.br e @apimsoficial

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile