fbpx
Connect with us

Cidades

Novo decreto estabelece toque de recolher das 21h às 5h em Dourados

O município já vacinou 92.526 pessoas com a D1

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados publicou o novo Decreto Municipal nº 461, que define as novas medidas restritivas a serem tomadas contra a pandemia da covid-19, entre elas, o horário do toque de recolher das 21h às 5h. Está permitido o funcionamento de praticamente todas as atividades econômicas, mas os estabelecimentos devem continuar cumprindo as medidas e protocolo de biossegurança.

O Decreto entra em vigor no dia 25 de junho, com vigência prevista até 1 de julho. Ainda de acordo com o Decreto, fica permitido o serviço de delivery de comida pronta para o consumo até às 23h, todos os dias, mas a partir das 21h fica vedada qualquer forma de venda de bebidas alcoólicas, de forma presencial ou delivery. Ainda continua proibido à permanência e aglomeração de pessoas na porta ou no entorno de lanchonetes, restaurantes, conveniências, bares, distribuidoras de bebidas e similares a qualquer hora do dia e da noite.

Estão permitidas as apresentações com música ao vivo, no entanto, segue proibida, a prática da dança. Fica autorizado o funcionamento das Feiras locais. Festas, eventos e comemorações, inclusive em residências seguem proibidas, assim como a prática esportiva coletiva amadora, sendo permitida a prática esportiva individual, inclusive ao ar livre, e a prática esportiva do tênis e similares no formato simples (1 x 1).

Fica autorizada, para realização de atividades físicas orientadas, desde que supervisionadas pela Fundação de Esportes de Dourados, a abertura do espaço público denominado Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão (Jorjão), bem como, fica autorizado treinamento por parte das equipes comprovadamente classificadas a campeonatos promovidos pelas Federações, Confederações, Comitês Olímpico e Paralímpico Nacionais, FUNED e FUNDESPORTE.

Vacinação

A celeridade na imunização e as mudanças para agilizar o fluxo de atendimento fez com que Dourados chegasse a resultados positivos como a abertura de vaga de leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do SUS, depois de 90 dias com fila de espera. O município já vacinou 92.526 pessoas com a dose 1 e 36.930 já tomaram a segunda dose.

Os dados positivos vieram depois que Dourados decretou lockdown entre os dias 30 de maio e 12 de junho. No dia 31 de maio, a fila de espera por uma UTI Covid estava com 59 pacientes.

“O esforço coletivo continua sendo muito importante neste momento e não podemos baixar a guarda. Vamos continuar com todos os cuidados, todas as medidas preventivas contra a contaminação da Covid-19 ainda são necessárias. Use a máscara, o álcool em gel, o distanciamento físico e evite aglomerações”, ressalta o Prefeito Alan Guedes.  (Com assessoria. Foto: PMD)

Confira o decreto:

24-06-2021

Cidades

Nova Direção na Escola Municipal Rural Bonifácio Gomes Polo e Extensões

Com a fala o diretor Cleber prometeu empenhar-se para garantir que cada estudante receba uma educação de qualidade

Publicado

on

Na manhã desta sexta-feira (12/04) o prefeito Nelson Cintra deu posse do novo diretor da Escola Municipal Rural Bonifácio Gomes Polo e Extensões o senhor Cleber Fábio Figueiredo.

Nova Direção na Escola Municipal Rural Bonifácio Gomes Polo e Extensões

Em reunião no paço municipal o prefeito Nelson Cintra, a secretária de educação Rita de Cassia Padilha, e o ex-diretor Alessandro Luiz Pereira apresentaram o novo diretor Cleber que assume o compromisso de liderar a instituição rumo a novos horizontes.

Com a fala o diretor Cleber prometeu empenhar-se para garantir que cada estudante receba uma educação de qualidade e agradeceu ao prefeito e a secretária pela oportunidade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Porto Murtinho reabre a Feirinha valorizando a gastronomia fronteiriça e gerando renda aos MEIs

A Feirinha foi reaberta em fevereiro e em breve serão instalados ventiladores na área de degustação, uma parceria da prefeitura e Câmara de Vereadores.

Publicado

on

Ponto de encontro das famílias murtinhenses, de quem saia das festas na madrugada e precisava recuperar as energias com uma boa alimentação e também dos turistas, a tradicional Feira Livre de Porto Murtinho foi reaberta pelo prefeito Nelson Cintra.

Abandonado por gestões anteriores, o espaço comercializa a típica comida fronteiriça, destacando-se o lambreado, prato da culinária paraguaia muito apreciado e de alto valor nutritivo, e oportunizou negócios para dez pequenos comerciantes de baixa renda.

Porto Murtinho reabre a Feirinha valorizando a gastronomia fronteiriça e gerando renda aos MEIs

“Aqui está o testemunho do diferencial da nossa administração, que é investir nas pessoas, apostando na capacidade dos murtinhense de empreender e montar seu comércio”, disse o prefeito Nelson Cintra ao visitar o novo espaço reformado em sua gestão com recursos próprios.

Segundo o prefeito, a Feirinha faz parte do projeto de recuperação dos bens da cidade, proporcionando mais ganho e fortalecendo os pequenos negócios, além de propiciar mais entretenimento à população e aos visitantes. “Vivemos um novo ciclo de desenvolvimento com a Rota Bioceânica”, frisou.

Porto Murtinho reabre a Feirinha valorizando a gastronomia fronteiriça e gerando renda aos MEIs

O povo pedia sua volta

O novo point gastronômico fica localizado no centro da cidade, ao lado da Praça de Eventos e do Mercado do Produtor, cujo prédio também está sendo revitalizado pela prefeitura. São dez boxes disponibilizados aos MEIs, com ampla área para degustação.

No local, são comercializados desde salgados e lanches (pastel, sopa paraguaia, chipa, esfirra, bolos, tapioca, torta de frango, salsicha assada), o famoso lambreado, comida caseira (marmitex), utensílios domésticos, vestuários, alimentos a granel e enlatados, além de bebidas.

Porto Murtinho reabre a Feirinha valorizando a gastronomia fronteiriça e gerando renda aos MEIs

“Era comum pessoas saírem das festas e vir aqui comer o lambreado (bifão encapado com trigo e farinha de rosca, servido com mandioca)”, lembra a feirante Rosana Centurion.

“É um espaço muito querido pelos murtinhenses, ficou muito bonito com a reforma. Agradecemos ao prefeito Nelson Cintra por resgatar a nossa feira, o povo pedia a sua volta”, completou. “Nossa renda praticamente dobrou”, comemora Lucas Villalba, esposo da feirante Ozilda Arguelho.

Econômico e social

A Feirinha foi reaberta em fevereiro e em breve serão instalados ventiladores na área de degustação, uma parceria da prefeitura e Câmara de Vereadores. Na ocasião de sua visita, o prefeito Nelson Cintra anunciou o recapeamento asfáltico da rua Doutor Correa, que passa em frente ao estabelecimento.

O secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Clayton Castilho, disse que as readequações no espaço vão diversificar a comercialização e melhoria da qualidade dos produtos e oferecer mais conforto aos clientes.

“Além de valorizar a cultura local e seus costumes, a feira contribui para o desenvolvimento econômico e social da cidade, sendo um meio de convivência e socialização e onde se experimenta um cotidiano de diversidades”, sintetizou.

Porto Murtinho reabre a Feirinha valorizando a gastronomia fronteiriça e gerando renda aos MEIs

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Alan Guedes assina ordem de serviço para cobertura da Feira Central de Dourados

Setor de hortifruti vai ser estruturado para dar conforto aos feirantes e frequentadores

Publicado

on

Uma obra muito esperada pelos feirantes e frequentadores da Feira Livre de Dourados vai ter início nos próximos dias. Neste sábado (13), o prefeito Alan Guedes assinou a Ordem de Serviço e Execução da cobertura do setor de hortifrutigranjeiro da Feira Livre Central “Prefeito João Totó Câmara”. O investimento de pouco mais de R$ 4 milhões é fruto de emenda parlamentar do ex-deputado federal Loester Trutis e contrapartida de R$ 1,2 milhão de recursos próprios da Prefeitura de Dourados.

O ato aconteceu na Feira Livre com a presença de diversos feirantes, entre eles a representante dos feirantes hortifruti, Chris Ellen Morikawa. Além do prefeito, participaram os secretários de Obras Públicas, Luis Gustavo Casarin, e o de Agricultura Familiar, Joaquim Soares. Os vereadores Maurício Lemes, vice-presidente, e Jânio Miguel, representaram a Câmara Municipal.

Segundo a Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas), a cobertura terá quase 3,8 mil m² na área de hortifrutigranjeiros. A empresa responsável pela obra é a Tangere Construções e Serviços Ltda e a programação é que a obra esteja concluída em até oito meses após o início. Para isso, os feirantes serão provisoriamente alocados no pavilhão coberta já construído.

“Esse é um sonho para os feirantes. A gente sofre com a chuva, com o sol e em nome de todos que não podem estar aqui agora porque estão trabalhando, temos que agradecer a atenção que está sendo dada à nós”, disse a representante dos feirantes, Chris Morikawa.

Projeto desenvolvido pela Secretaria de Obras Públicas (Arte: Semop)

Luis Casarin disse que o projeto foi pensado justamente para oferecer aos feirantes as condições ideais para exporem seus produtos e atender aos visitantes. “A gente sabe do sofrimento dos feirantes, como disse a Chris, e o projeto foi pensado para ter um conforto térmico, para não termos problemas com água pluviais e oferecer conforto e comodidade, não só aos feirantes, mas aos frequentadores da Feira Central também”, disse o secretário.

O prefeito Alan Guedes lembrou que o projeto, agora colocado em prática, foi apresentado aos feirantes no ano passado e, depois de algumas sugestões desses, adequado dentro das possibilidades. Mas que o trabalho para tirar do papel essa ideia começou muito antes. “Logo que assumimos começamos a trabalhar, a secretária de Obras fez um bom projeto. Essa obra só é possível agora graças ao equilíbrio financeiro da Prefeitura de Dourados que permite fazer uma contrapartida de R$ 1,2 milhão, o que não seria possível até alguns anos atrás”, explica.

De acordo com Alan, o município já garantiu outra verba, de aproximadamente R$ 2,5 milhões, através da senadora Tereza Cristina, que será aplicada na praça de alimentação, passando também a ser coberta e estruturada. “Esse é um início para reestruturação completa da Feira Livre Central de Dourados e transformá-la em um espaço cultural. Assim, possamos ter aos finais de semana apresentações para movimentar as noites de sábado e as manhãs de domingo e as pessoas tenham prazer de vir à feira e, consequentemente, movimentar a economia”, completa.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67