Produzir uma carne da forma mais natural possível, com animais criados a pasto nativo, seguindo regras internacionais de sustentabilidade, e receber por isso um incentivo de R$ 118,20 por cabeça. Isso já é realidade no Pantanal sul-mato-grossense.
Através do Programa de Incentivo à Produção de Carne Bovina Sustentável e Orgânica no Pantanal, implantado em 2019, já foram pagos aos produtores, R$ 5,7 milhões em incentivos, o equivalente a 54.846 cabeças abatidas. O MS no Campo conversou com a médica veterinária e Gestora dos Programas de Incentivo à Bovinocultura de corte da Semagro, Glades Moreira Espíndola que falou sobre os benefícios deste método de produção para o pecuarista e para o meio ambiente.
O programa ainda traz uma entrevista com o diretor presidente da Iagro, Daniel Ingold sobre a inversão do calendário de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul.
Você também confere reportagens sobre o ZARC – Zoneamento Agrícola de Risco Climático, sobre o Selo Integridade do Ministério da Agricultura e ainda sobre a atuação da mulher no campo.
Semanalmente distribuído para aproximadamente 145 emissoras de rádio parceiras, com alcance nos 79 municípios por meio de frequência FM, o programa ainda é disponibilizado para download no portal oficial do Governo de Mato Grosso do Sul, Portal MS.
A produção, reportagem e apresentação é da jornalista Katiuscia Fernandes, com edição de Fernando Blank, e conta com apoio da equipe de jornalistas da Subsecretaria de Comunicação e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Ouça agora.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)